– Terceiro lançamento no segmento em menos de um mês, o crossover francês começa custando R$ 67.190
A briga no segmento de utilitário esportivo pequeno ganhou mais um participante. Depois do Honda HR-V e do Jeep Renegade, agora foi a vez da Peugeot apresentar o seu crossover 2008.
O 2008 é o segundo carro global da marca fabricado em Porto Real (RJ) e o primeiro da marca a ter equipes em vários países envolvidas no projeto: Brasil, França (produção em Mulhouse) e China, onde também é fabricado, em Wuhan.
De olho nesse segmento onde a crise passa longe, a Peugeot espera emplacar as vendas do 2008 e voltar a figurar na lista das dez marcas mais vendidas, mesmo sabendo que terá uma forte concorrência, tanto dos novos modelos quanto do Ecosport e Duster, que até hoje dominaram as vendas no segmento.
A Peugeot fechou o ano passado na décima segunda posição, atrás da Citroën e da Mitsubishi, mesma posição que ocupa este ano.
O 2008 tem um desenho sofisticado, com linhas esportivas. A dianteira tem linhas marcantes e os faróis possuem refletores e luzes diurnas em led. Na traseira, destaque para aerofólio, acabamento na moldura dos vidros e para-choque com detalhes em preto fosco e luzes de neblina e de ré embutidas.
O acabamento é refinado, os materiais utilizados são de boa qualidade, como os detalhes cromados ao redor das saídas do ar-condicionado e nas portas. Os bancos são reguláveis em altura, profundidade e inclinação e o volante multifunções é revestido de couro, regulável em profundidade e altura e direção elétrica progressiva.
No quesito segurança o jipinho é recheado de equipamentos, pena que a maioria só está disponível na versão topo de linha. O carro tem controle de tração, controle de estabilidade, assistente de arranque em subida, assistência à frenagem de urgência e distribuidor de frenagem. O 2008 tem ainda o inédito sistema de tração Grip Control: criado pela PSA e disponível na versão THP flex, ele otimiza a tração do 2008 em condições de baixa aderência e permite ao motorista escolher entre os cincos modos de utilização disponíveis: normal, neve, barro, areia e ESP off, que oferece ao motorista a possibilidade de desligar totalmente o controle.
O Peugeot 2008 está disponível em três versões de acabamento: Allure e Griffe, equipadas com o motor 1.6 16V flex de 122 cv com câmbio manual ou automático e a topo de linha Griffe THP, que tem motor 1.6 turbo flex de 173 cv, (o mesmo que equipa o hatch 308) e câmbio manual de seis marchas (para essa versão não esta disponível câmbio automático).
De série desde a versão de entrada, a central multimídia tem tela de sete polegadas sensível ao toque, com conectividade, GPS, ar-condicionado bi-zone, rodas de alumínio de 16 polegadas, alarme, sensor de estacionamento, quatro air-bags, controlador de velocidade e borboleta para troca marchas nas versões com câmbio automático.
Além dos itens citados, confira os preços e equipamentos que cada versão oferece:
Allure 1.6 16v flex – custa R$ 67.190 (manual) e R$ 70.890 (automático)
Farol de neblina
Ajuste elétrico dos retrovisores
Vidros elétricos dianteiros e traseiros
Griffe 1.6 16v flex – custa R$ 71.290 (manual) e R$ 74.990 (automático)
Bancos de couro e tecido
Sensor de obstáculo dianteiro
Sensor de luminosidade
Sensor de chuva
Rodas de 16 polegadas diamantadas
Teto Panorâmico
Griffe 1.6 THP flex – custa R$ 79.590 (manual)
Pedaleiras e repouso do pé em alumínio
Soleiras de portas em inox
ESP
Hill Assist
Grip Control
Teto Panorâmico
Kit e acessórios
A Peugeot vai vender kits de acessórios para o 2008.
Kit Multimídia: permite a conexão via wifi. Vem habilitado com GPS e traz adicionalmente câmera de ré, TV digital e espelhamento de celulares (Android) e (iOS).
Kit Mobilidade: rack de teto e instalação de engate de reboque com ponteira removível, para facilitar o transporte de bicicletas com suporte específico para engate.
Kit Automatização: sistema de levantamento de vidros e fechamento da cortina do teto com função “um toque”, e fechamento automático total quando o veículo é trancado.
Revisões programadas
O 2008 com motor 1.6 16V flex terá o custo de R$ 372,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 600,00 para os 20 mil km, R$ 372,00 para os 30 mil, R$ 916,00 para os 40 mil, R$ 616,00 para os 50 mil e R$ 600,00 para a revisão de 60 mil km.
Já a manutenção do modelo com o motor THP flex fica em R$ 426,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704,00 para os 20 mil km, R$ 426,00 para os 30 mil, R$ 992,00 para os 40 mil, R$ 426,00 para os 50 mil e R$ 704,00 para a revisão de 60 mil km.
Luiz Cipolli Jr, de Porto Seguro, Ba