Modelo H2-ICE é zero carbono

A Cummins apresentou na Alemanha um caminhão conceito movido por motor de combustão interna de hidrogênio. O B6.7H (H2-ICE) tem aplicações na faixa de peso bruto entre 10 a 26 toneladas para operar com combustível de hidrogênio de carbono zero com um alcance operacional potencial de até 500 km.

O projeto Cummins H2-ICE utilizou um caminhão Mercedes-Benz Atego 4×2, sendo que o trabalho de conversão de hidrogênio não compromete o desempenho do caminhão, capacidade de carga ou carga útil. O motor de 290 hp (216 kW) conta com um sistema de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade com pressão de 700 bar. A substituição perfeita do motor a diesel pelo motor a hidrogênio de 6,7 litros e a integração com a linha de transmissão existente destacam a capacidade do H2-ICE de oferecer uma solução de carbono zero para frotas com base em um custo mais baixo e um caminho de tecnologia mais fácil de implantar.

“O caminhão-conceito H2-ICE coloca a Cummins na vanguarda na tecnologia de motor de combustão interna que está em rápida ascensão usando combustível de hidrogênio com zero carbono. O motor de hidrogênio pode ajudar a descarbonização da frota, oferecendo uma base de custo mais baixa,”, disse Alison Trueblood, da Cummins Europa.