Chinesas dominam o ranking de crescimento
A chinesa BYD foi a marca que mais cresceu este ano, em relação ao período janeiro-setembro (primeira quinzena) do ano passado, com aumento de 890%.
É verdade que a BYD tinha pouca presença no mercado em 2023, mas, mesmo assim, ela obteve um volume considerável de vendas: com 45.764 unidades licenciadas este ano, ela só perde para a Nissan (62.001) entre as dez marcas que mais cresceram no ano, ficando na frente de marcas que atuam há tempos no mercado, como Caoa Chery, JAC, Ford e Mitsubishi.
Outra chinesa, a GWM, foi a segunda que mais cresceu, com alta de 277% e 19.350 unidades negociadas. Na terceira posição aparece a RAM, com crescimento de 221% e logo em seguida, mais duas chinesas: a Caoa Chery, com aumento de 131% (41.091 unidades) e a JAC, que mesmo com vendas restritas (1.138 unidades) teve um crescimento expressivo: 107%.
Das marcas de grande volume, a Volkswagen foi a que mais cresceu, com alta de 16,2% e um volume de 257.295 carros licenciados.
A Hyundai cresceu 9,9% (130.840) e a Fiat 8,5% (341.782), mas ambas reduziram a participação, uma vez que ficaram abaixo da média do mercado, que foi de 13,7%.
Já na outra ponta da tabela, a Jaguar aparece como a marca que mais perdeu mercado em 2024, com queda de 43% e apenas 165 unidades comercializadas. Mas foi a GM a marca de grande volume que mais perdeu este ano: vendeu 206.649 carros, 5,7% a menos que no mesmo período do ano passado, lembrando que o mercado de carros e comerciais leves registra um crescimento de 13,7% até aqui. Peugeot (-21,3%) e Jeep (-10,6%) também registraram quedas expressivas.
Veja a lista das marcas que mais cresceram em 2024 e as que mais perderam.
QUEM CRESCEU
QUEM PERDEU
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