São exatamente 1.038 opções ao consumidor; eletrificados são o maior segmento (324) e 407 já são linha 2026

Na hora de comprar um carro zero, sempre surge a dúvida. De fato, é um dilema: são mais de mil opções (exatamente 1.038), considerando todas as versões, de motorização e de acabamento, tipo e potência do motor, transmissão, equipamentos, nível de autonomia, além da tecnologia de propulsão: gasolina, flex, diesel, híbrido, plug-in, elétrico puro.

Essa abundância, que por um lado representa a liberdade de compra, pode se transformar em incerteza e confusão. Um mesmo carro pode ter até cinco ou seis versões, com diferenças estéticas, de conectividade, segurança e auxílio a direção.

Claro que, de cara, o comprador vai eliminar uma boa parte, pois será direcionado ao carro, ou segmento, que melhor atende as suas necessidades. Mas ainda assim, não deixa de ser uma escolha difícil, considerando o labirinto de opções do gigantesco cardápio automotivo brasileiro.

Uma opção racional já eliminaria quase metade: os carros que ainda são linha 2025. Do total, 407 já são linha 2026, sem dúvida a melhor compra, porque na hora da revenda, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação, a diferença de preço entre eles vai ficar em torno de 10%; então, a linha 2026 vai valer mais na hora da troca, comparada com o mesmo carro, linha 2025, comprado no mesmo dia, desde que, claro, o modelo novo não tenha sofrido modificações importantes, estéticas ou tecnológicas.

Se você optar por um carro eletrificado, também já elimina uma boa parte. Mas também não será uma escolha fácil, pois a nova energia já representa o maior número de opções. Das 1.038 versões à disposição, 324 são eletrificadas; 126 são com motor a diesel (picapes e SUVs) 174 a gasolina e 414 flex. Entre os eletrificados, 125 são elétricos puros, 76 são plug-in e 123 híbridos.

O volume de opções no mercado brasileiro tem se mantido em torno de mil nos últimos anos. Eram 1.067 em 2023, subiu para 1.104 no ano passado e agora caiu para 1.038 em 2025. Essa oferta geral estável, no entanto, esconde uma mudança profunda no tipo de tecnologia ofertada ao consumidor brasileiro.

Murilo Briganti, da Bright Consulting, explica que houve uma redução de versões tradicionais e crescimento de alternativas eletrificadas. “A principal tendência é a perda de participação dos motores a combustão pura (flex, diesel e gasolina), compensada pelo avanço dos elétricos e híbridos. As versões flex, embora ainda representem a maior fatia, caem de 44,9% para 39,9% do total, refletindo a perda de espaço dessa tecnologia. O diesel mantém participação estável em torno de 12%, sustentado principalmente por picapes, SUVs e veículos comerciais. A gasolina pura também perde importância relativa, permanecendo próxima de 17%”, avalia o consultor, destacando que os eletrificados crescem de forma expressiva: o elétrico puro saltou de 7,9% para 12% em apenas dois anos; o híbrido plug-in avançou de 5,2% para 7,3%, e os híbridos e híbridos leves permanecem em torno de 12%.

“No conjunto, a tendência é de racionalização da oferta de versões a combustão e diversificação crescente do portfólio eletrificado. Isso implica maior necessidade de adaptação das concessionárias em vendas e pós-venda, atenção das montadoras para equilibrar curto e médio prazo, e reforço das políticas públicas de incentivo, já que a eletrificação mostra crescimento mais rápido que o esperado no país”, encerrou Murilo.

Luiz Cipolli Jr., responsável pelos Estudos de Mercado da Autoinforme, avalia que esse crescimento expressivo dos eletrificados não chegou de repente. Ele lembra que os primeiros eletrificados já fazem parte da frota brasileira há pelo menos 15 anos, destacando o pioneirismo do Ford Fusion e do Mercedes S400, que inauguraram o segmento em 2009.

“Detectamos um avanço acelerado da tecnologia. Veja que só neste ano o mercado recebeu nada menos do que 12 novos modelos, carros que não faziam parte do nosso portfólio, sendo que apenas dois – o Tera e o Kicks, não são eletrificados. São cinco híbridos e cinco elétricos puros”, disse Cipolli. Veja a lista:

Carros efetivamente novos lançados este ano:

BYD Song Plus Premium (Híbrido)

GAC GS4 Elite (Híbrido)

GWM Tank 300 (Hibrido)

Hyundai KONA (Hibrido)

Jaecoo 7 (Híbrido)

Chevrolet Spark EUV Activ

GAC Aion V Elite (Elétrico)

GAC Hyptec HT Elite (Elétrico)

Geely EX5 (Elétrico)

Omoda E5 (Elétrico)

VW Tera (combustão)

Nissan Kicks (combustão)

 

Opções de compras no Brasil 2025

Total                   1038 versões

Flex                     414

Diesel                 126

Gasolina            174

Eletrificados     324

Elétrico              125

Plug-in               76

Híbridos           123