Programa inclui inspeção de 188 itens e garantia de até dois anos para modelos com até seis anos de uso

A Audi tem um programa de garantia do carro usado que, além de beneficiar os compradores dos modelos usados da marca, valoriza o carro na hora da revenda e estimula o comprador do novo a fazer a troca com vantagem financeira.

Nos últimos dois anos, inclusive, donos de carros da marca obtiveram um valor no seu usado acima do que o que pagou na compra do zero. O fenômeno, na verdade, atingiu boa parte do mercado, em função da queda de produção em nível global por falta de semicondutores e a consequente falta de produto no mercado.

Mas, de uma forma geral, a Audi tem colhido frutos no mercado de usados graças ao programa valorização, que não atinge apenas os seminovos, mas carros de até seis anos de uso.

Segundo André Maranhão, responsável pela estratégia de venda de usados da Audi, o objetivo é atrair os “entrantes”, fidelizando o cliente à marca.

“Muitas vezes o cliente tem o desejo de um Audi na garagem; é um sonho ainda não realizável e com o programa fazemos isso se tornar realidade, oferecendo as mesmas condições do comprador do OK”. Ele se refere às condições que o projeto oferece, o seja: o comprador do usado, até modelo 2017, recebe o carro revisado, com 188 itens inspecionados (e mais 19 itens no caso do modelo elétrico) e tem garantia de fábrica de um ou dois anos.

Só no ano passado a Audi comercializou 1.160 unidades de usados da marca nessas condições e neste ano foram 1,54 mil só no primeiro semestre.

Cada vez mais, montadoras e importadoras investem no atendimento pós venda e na valorização do mercado secundário, o que reverte na recuperação do dinheiro investido, atraindo cliente no mercado de OK, já que o valor de revenda é principal atributo que o consumidor leva em conta na hora da compra.

Os modelos da Audi têm tido bom desempenho no Estudo de Mercado feito pala Autoinforme para a certificação Selo Maior Valor de Revenda. Em 2022, a marca obteve a certificação na categoria Elétrico acima de R$ 300 mil, com o Audi E-Tron, que obteve uma valorização de 0,4% após um ano de uso.

O Selo Maior Valor de Revenda comemora em 2023 Dez Anos da entrega das certificações e 23 anos da elaboração do Estudo de Valorização de Usados. A divulgação dos vencedores do Selo deste ano será na primeira semana de novembro.