Bom acabamento, espaçoso e um valente motor turbo de 150 cavalos. Mas os principais equipamentos de segurança são opcionais

Terceiro da linha de SUVs da Volkswagen, o Taos chega com a nova assinatura visual da marca, o mesmo logo com linhas mais finas, mais delicadas. Feito sob a plataforma MQB, base para a maioria dos carros da Volkswagen, ele oferece bom acabamento interno, conforto e a possibilidade de equipar o veículo com sistemas sofisticados de segurança e condução (como você vai ver), e um porta-malas espaçoso, com capacidade para 498 litros.

Abaixo do Taos a Volkswagen oferece o Nívus e o T-Cross e acima dele, o Tiguan

Em tempos em que o consumidor está preocupado com o custo de manutenção – daí o sucesso do carro por assinatura – a Volkswagen oferece as três primeiras revisões gratuitas e informa que o carro tem o menor custo de manutenção da categoria, inclusive para peças e seguro.

Andamos na versão com motor 250 TSI flex de 150 cavalos a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm (o mesmo do T‑Cross, Jetta e a linha GTS) com quatro cilindros, injeção direta e turbocompressor, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge máxima de 194 km/h. A transmissão é automática de seis marchas. O carro tem um bom torque, oferece retomadas rápidas. Vem com suspensão independente nas quatro rodas, Mc Pherson na dianteira e multilink na traseira.

Os faróis são full-led e filetes também de led cortam a grade frontal. As rodas de liga leve de 18 polegadas são de série.

O Taos tem 4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura e os principais equipamentos de segurança são opcionais:

A frenagem autônoma de emergência é um dos destaques e vem com a função de detecção de pedestres: o sistema identifica o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel, e freia o carro. O sistema funciona a velocidades até 50 km/h.

O outro é o controle adaptativo de cruzeiro, com função anda-e-para: o carro chega a parar completamente, de forma automática, acompanhando o carro à frente e volta a acelerar também automaticamente com a via livre.

No interior, revestimento (parcial) do painel e forração das portas têm o que se convencionou chamar de couro sintético, ou seja: material plástico (banco de couro de verdade é item opcional). Tela de 10,1 polegadas e sistema para baixar novos aplicativos. Veja a variedade de APPs disponíveis:

– Play Kids – Para crianças até seis anos, app oferece mais de 5.000 desenhos, livros, jogos educativos e atividades interativas.

– Skeelo – Música, audiolivros, inclusive best-sellers.

– Get In – Faz reserva na fila de bares e restaurantes.

– Mobi Max – Faz download do aplicativo e assiste TV digital na tela do VW Play, com o carro parado.

– Spotify – Maior plataforma de streaming do mundo, permitindo acesso rápido e fácil a milhões de músicas, podcasts e vídeos.