São 17 lanchas, que hoje usam motor diesel, sendo cinco delas movidas a propulsor eletrônico, com potência entre 405 cv e 250 cv e que geram economia de 10% em relação motores normais. São usadas pela Praticagem de São Paulo, para guiar os navios nas entradas e saídas dos portos de Santos, o maior da América Latina, e do de São Sebastião, no litoral norte do estado.
Para melhorar ainda mais o ganho de economia, a Praticagem está desenvolvendo com a empresa WEG uma nova lancha com motor elétrico, que deverá estar pronta no primeiro semestre de 2025. O projeto prevê que ela tenha 90 minutos de autonomia para o mesmo tempo de recarga (plug in), que acontecerá na sede da Praticagem, onde hoje já usa energia solar, para captação de água.

Nelas, além do piloto e marinheiro, seguem dois práticos e um deles, após a aventura de subir a bordo do navio (assista ao vídeo no https://www.youtube.com/shorts/S8-hPdlcVNk?feature=share e vai entender o uso do “aventura”), passa as instruções para o timoneiro para que tudo corra bem, quer seja na entrada ou saída do porto, que no de Santos tem um canal do 24,6 km de extensão, com 220 metros de largura e 15 metros de profundidade. Em São Sebastião existem duas medidas na largura dos 22,8 km de extensão, 550 m e 300 metros, a uma profundidade de 25 metros.

Como começou

A Praticagem começou no Brasil em 1808 quando Don João VI assinou a criação do Regimento de Práticos da Barra do Rio de Janeiro. Mas no mundo a profissão existe há mais de quatro mil anos, tendo um código internacional, o Hamurabi, regendo a conduta desse profissional. Em Santos, a Praticagem completou 90 anos de existência. O porto tem 132 anos.

Uma história interessante, ocorrida em 1985, conta sobre a importância do prático na segurança do porto, das cargas (98% do comércio interno e internacional no Brasil é transportado por navios) conta que o prático Nelcy Campos arriscou sua vida, em Pernambuco, quando guiou um petroleiro em chamas, desde o Parque de Tancagem até o alto mar.

O navio maior que quatro Maracanãs

Foi no dia 1 º de fevereiro que a Praticagem recebeu o maior dos navios que até então haviam atracado no porto de Santos. Foi o Natasha XIII, da MSC, com seus 366 metros de comprimento e 48 de largura (equivalente a 4 quarteirões), transportando 14,4 mil TEU’S (contêiner padrão de 20 pés) com peso total de 141.649 toneladas. Para tanto, os estudos foram iniciados em 2016 visando capacidade de calado do canal, do terminal da Alemoa (bairro de Santos) e outros detalhes, envolvendo Marinha do Brasil, USP, Praticagem e muitos outros participantes para a operação que interrompeu a travessia de balsa entre Santos e Guarujá, por cerca de 2 horas.

Na entrada (assista ao vídeo no https://www.youtube.com/watch?v=h1NhWXWY53o#:~:text=O%20navio%20porta%2Dcontainer%3A%20MSC,Santos%20(superando%20o%20CMA%20CGM) e na saída.

 

Por Chico Lelis