A participação dos veículos 4×4 obteve um importante crescimento importante nos últimos dez anos, passando de 166 mil unidades em 2015 para 245 mil somente entre janeiro e outubro deste ano. Se o volume de vendas não é muito expressivo, a participação no mercado total é bastante significativa. O segmento representava apenas 6,7% em 2015 e hoje é 12% do mercado de carros e comerciais leves, índice que pode crescer ainda mais com a soma das vendas de novembro e dezembro.

“O mercado brasileiro passou por uma forte expansão dos SUVs, muitos deles oferecendo versões AWD/4×4 independentemente do uso real off-road. Além disso, a consolidação de marcas como Jeep, Toyota e a expansão de picapes compactas e médias, ampliou de forma relevante a oferta e o mix de versões com tração integral”, avalia Murilo Briganti, da Bright Consulting, o que justifica, segundo ele, esse aumento expressivo dos off road.

Outros aspectos elevaram a pro0cira por esse tipo de veículo, segundo Murilo, como a percepção de segurança e robustez dos carros fora de estrada, o interesse por esses veículos após a pandemia e o papel do agronegócio como grande comprador de modelos 4×4, impulsionando volumes mesmo em anos de mercado total menor.

Com margens mais altas, as montadoras também estimularam a venda de versões 4×4, reforçando um ciclo de maior oferta, maior demanda e maior participação.

 

O crescimento dos fora de estrada

Ano                2015           2020         2024         Até Out/2025

Volume          166.524      208.402      288.803      245.895

Participação   6,7%             10,7%         11,6%          12,0%

Total          2.480.532     1.954.828     2.487.536     2.057.264

Fonte: Bright Consulting