Investimento será de R$ 3,8 bilhões e os dois primeiros eletrificados chegam já no primeiro semestre de 2026

A Renault e a Geely criaram uma nova empresa no Brasil, unindo forças para enfrentar o novo momento da transição energética. A Renault Geely anunciou nesta terça feira (18/11/25) aqui em São José dos Pinhais, no Paraná, investimento de R$ 3,8 bilhões para a produção de uma nova plataforma Geely com tecnologias de zero e baixas emissões, que vai equipar os dois carros da marca Geely montados na fábrica paranaense e chegam no segundo semestre de 2026.
Em 2027 será produzida uma nova plataforma para a marca Renault, com tecnologia de eletrificação. Nenhum carro da parceria terá apenas motor a combustão.
Victor Yang, vice da Geely chinesa, disse que a China vende 20 milhões de carros eletrificados por ano, ou seja: metade da produção traz novas tecnologias. “A expectativa é de que teremos mais velocidade na eletrificação. A transformação energética é acelerada. Toda a cadeia do setor automotivo na China está voltada para a eletrificação”, esclareceu.
Os dirigentes esperam que o impacto da energia limpa se amplie no Brasil. “Hoje o mercado é pequeno, mas está em franco crescimento”. O investimento tem como objetivo acompanhar essa evolução e conquistar espaço no mercado brasileiro, oferecendo preços competitivos. A empresa promete o desenvolvimento de novos fornecedores chineses e brasileiros para a fábrica de São José dos Pinhais, e a contratação de mais engenheiros, que vão ajudar e introduzir nos novos produtos características mais adequadas ao gosto do consumidor brasileiro. “Vamos construir um bom pós venda para manter a fidelidade dia nossos clientes”, disse Ariel Montenegro, presidente da Renault Geely.
A expectativa da empresa é dobrar a produção no Brasil, passando de 170 mil para 340 mil unidades por ano, sendo que a capacidade da fábrica no Paraná é de 380 mil por ano. É um projeto ousado; os dirigentes apostam que, em cinco anos, a empresa estará entre as cinco primeiras do ranking de vendas “quisá entre os três primeiros”, destacou um dos dirigentes.
A montadora aposta no crescimento dos segmentos A e B, mas prometem lançar produtos em todos os segmentos do mercado.
A cerimônia do anúncio da nova empresa e do investimento teve a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e outras autoridades.
Fabrici Camboline, presidente do Grupo Renault, disse que a matriz está investindo três bilhões de euros para lançar nove novos carros. Somos a marca francesa mais vendida mundo e o Brasil e o segundo mercado da marca logo após a França “O Brasil tem como crescer, essa é a razão no nosso investimento e a nossa prioridade aqui”, explicou.
A Chinesa Geely comprou 26% das ações da Renault do Brasil, portanto é parceria minoritária.
O Grupo Renault e a Geely Holding já têm parcerias com a joint venture na Coreia do Sul e a Horse, fornecedora de motores.









