
Fiat 147
Quando chegou, em 1976 a Fiat empolgou o mercado brasileiro, que se limitava à GM, Volkswagen e Ford. A marca italiana trouxe como inovação o conceito de carro pequeno por fora e grande por dentro, para apresentar ao consumidor o seu 147, que fez sucesso e gerou outros modelos.
Outra novidade que a empresa trouxe ao Brasil foi o pioneirismo de abrir nova fronteira para a indústria automobilística. Em vez de seguir as outras montadoras, sediadas no ABC paulista, ela se instalou em Betim, então uma cidade sem tradição industrial.
Nesses 50 anos, a Fiat fez história e ao anunciar a comemoração dos 50 anos de Brasil (dia 9 de julho de 2026), informa que vai lançar um carro completamente novo por ano até o final da década.
“Temos muito orgulho da história construída pela Fiat. Nosso legado é incontestável e a liderança de mercado reflete o posicionamento como uma marca inovadora, pioneira e que melhor entende os desejos do consumidor local. Nos próximos anos, vivenciaremos uma transformação com a oferta de novas tecnologias”, disse Frederico Battaglia, vice-presidente da Stellantis responsável pela marca Fiat.
Os lançamentos anunciados integram o investimento de R$ 32 bilhões na região (a maior parte no Brasil) até 2030.