Veículo é opção limpa para transporte público
Os trólebus, ônibus elétricos da Metra Transportes que rodam na região do ABC, comemoraram nesta segunda-feira (22 de abril) 70 anos de circulação e, mais do que nunca, esse tipo de transporte está sendo valorizado como um alternativa para uma mobilidade sustentável.
Entre janeiro de 2017 e outubro de 2018, os 96 trólebus que circulam em São Paulo, reduziram 21 mil toneladas de emissão de carbono, por isso, a Metra argumenta que o uso deste tipo de transporte pode ser benéfico para o meio ambiente.
Além de ser sustentável, os trólebus partem dos terminais a cada três minutos, ou seja, atendem bem a demanda, embora circulem com velocidade média de apenas 21 km/h.
Os veículos estão sendo modernizados e ganhando baterias para não dependerem só da corrente elétrica instalada nos corredores, tornando-os mais eficientes.
“O trólebus é um veículo ambientalmente correto e tem papel fundamental para alcançar as metas de redução da poluição por ser uma tecnologia amplamente conhecida e de baixo custo em comparação com outras alternativas, como ônibus elétricos com bateria, a hidrogênio ou mesmo a gás”, considera a diretora da empresa, Maria Beatriz Setti Braga.