Realidade na Europa e nos Estados Unidos, o motor com três cilindros começa a ganhar a preferência do consumidor da América do Sul e, com a força que chegou ao mercado brasileiro, mostra que veio para ficar.
No Brasil quem saiu na frente foi a Volkswagen, com o UP, na versão 1.0 MPI ou TSI, o turbinado. O futuro do motor a combustão é ter o tamanho reduzido e ficar mais econômico, consequentemente agredindo menos o meio ambiente. Com a crise petrolífera e o enrigecimento das leis sobre a emissão dos gases poluentes, essa forma parece ser a mais inteligente de se pensar em motores menos nocivos ao meio ambiente.
“É um motor compacto, fácil de manipular e vai ganhando a nossa preferência” disse Paulo Celso, mecânico de automóveis. Márcio Guilherme Marcondes, que é dono de uma revendedora de carros, também está bastante confiante e acentua a nova tendência: “O 3C é um ótimo motor, super econômico, custo-benefício melhor ainda e, de quebra, não perdeu a potência” destacou.
As autoescolas também estão aderindo ao novo modelo de motor, devido ao seu baixo consumo de combustível e manutenção acessível “O carro está mais que aprovado para ser usado nas autoescolas, é econômico e potente e o gasto é mínimo, comparado aos outros veículos” disse Ulisses Leite Guimarães, proprietário da Autoescola São Pedro em Taubaté. “O gasto que tenho no fim do mês com o Celta é superior ao que tenho com o UP. Minha intenção é trocar o Celta por outro Up” completou Guimarães.
Em 2016 outra montadora que promete entrar no páreo com o motor de três cilindros é a Ford, com o Ka, que será de 1.0 duplo comando flex. A fábrica acredita que vai ser o motor do futuro, sendo potente, menor e o mais moderno da categoria. Porém, mesmo perdendo o tamanho, comparado com os que de quatro cilindros, não perderá a potência e será mais econômico.
Os projetistas sempre procuraram desenvolver um motor que queime a maior parte do combustível, sem muita perda. Com o motor de três cilindros chegaram bem próximo dessa realidade, combinando economia com eficiência.
Muitas expectativas estão sendo geradas entorno do novo empreendimento mecânico das montadoras de todo o Brasil. O que podemos esperar para os próximos anos é uma luta sadia entre as fábricas, onde quem tende a ganhar, é o consumidor.
A Era de motores politicamente ecológicos e eficientes já começou.
Sávio Mafra
Universidade de Taubaté – 6º semestre