A Volkswagen lançou neste domingo (25/5/2025) o Tera, um SUV compacto que tem a missão de ser um novo fenômeno de venda. Só o tempo dirá se o objetivo será alcançado, mas a confiança dos dirigentes da montadora é grande. Eles comparam o Tera com os ícones Fusca (três milhões de unidades) e Gol (sete milhões).

O problema é que não se trata de um carro de entrada. Ele começa com duas versões, uma de R$ 99,9 mil e outra de R$ 116,9 ambas sem câmbio automático. Caso o comprador queira o equipamento, o preço do carro começa com R$ 126,9 mil, mas sobe pra R$ 131,9 mil com a versão mais completa.

Produzido na fábrica de Taubaté, o Tera é feito com 80% de nacionalização e conta com 241 fornecedores.

Veja os preços das versões:
MPI 1.0 manual – R$ 99.990,00
TSI manual – R$ 116.990,00
Comfort 1.0 TSI automático – R$126.990,00
High 1.0 TSI automático – R$131.990,00
High 1.0 TSI automático – pacote OUTFIT / THE TOWN R$142.290,00

Todas as versões são equipadas com seis airbags, frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. As versões Comfort e High trazem também o controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Na versão High, assistente ativo de mudança de faixa e câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

O motor é o 1.0 MPI de 84 cavalos e a 1.0 170 TSI, de 116 cavalos. A versão MPI tem câmbio manual de cinco marchas e a Comfort e a High transmissão automática de seis marchas.
“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro; ele tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados.”, disse Ciro Possobom, presidente da Volkswagen do Brasil.