Picape da Foton oferece robustez, conforto e muita tecnologia

Imponente, com porte avantajado e visual agressivo, a Tunland, da Foton, impõe respeito por onde passa. Maior do que as demais picapes médias do mercado (ela é 20% maior do que as concorrentes: 5.617 mm de comprimento, 2.090 mm de largura, 1.955 mm de altura e entre-eixos de 3.355 mm), a Tunland V9 avaliada pode ser vista como um “trambolhão” pra rodar na cidade, mas, ao contrário das aparências, oferece um comportamento dócil no trânsito, um dirigir macio e é fácil de manobrar.
Com essas dimensões generosas e um desenho externo robusto, a picape chinesa tem presença marcante; antecipa a sensação de potência, mesmo antes de ligar o motor. A grade dianteira larga, o capô elevando, os para-lamas volumosos e rodas de 18 polegadas reforçam a imagem do veículo feito para encarar o trabalho pesado e reforça a proposta de robustez.
Infelizmente não foi possível completar o teste, fazendo uma aventura fora de estrada, para o qual a Tunland está mais do que qualificada. Rodamos apenas em São Paulo, com uma breve escapada para uma acelerada mais forte.
Internamente, você tem prazer de estar num carro elegante, com ótimo acabamento, amplo espaço para motorista e passageiros e dotado de equipamentos de alta tecnologia.

A versão testada foi a V9 (a Foton tem em linha também a versão V7, projetada para aplicações ainda mais severas), que conta com o Adas, sistema com várias tecnologias de auxílio à direção e segurança ativa, como você vai ver mais adiante. O painel de instrumentos digital HD é de 12,3 polegadas, a central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado automático duas zonas, assentos com ajustes elétricos de oito posições com aquecimento e refrigeração, controle de iluminação interna e acesso sem chave.
A Tunland V9 tem suspensão traseira multilink com molas helicoidais, voltada para oferecer conforto superior no uso diário, teto solar panorâmico e um completo pacote de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), com diversas tecnologias de apoio à condução. A
motorização é híbrida, diesel/elétrico, transmissão automática ZF 8HP50 de oito velocidades e sistema Bosch 48V. São 175 cavalos de potência e 445 Nm de torque máximo e seis modos de condução — econômico, standard, esporte, lama, neve e areia.
A Tunland conta com seis airbags, câmera 360° de alta resolução, controle eletrônico de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático adaptativo com para e anda, assistente de centralização de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito. Conta ainda com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, detector de ponto cego, alerta de abertura segura de portas e alerta de tráfego cruzado.
Tem capacidade de carga de uma tonelada e dez anos de garantia e custa R$ 309.900,00.










