Toyota, Mercedes-Benz e BYD foram os campeões gerais do evento 2025

O Selo Maior Valor de Revenda 2025, apresentado nesta quinta-feira (27/11/35) no Salão do Automóvel, trouxe alguns resultados já esperados, com marcas tradicionalmente bem valorizadas levando grande parte das Certificações e, por outro lado, quebrou tabus, apresentando boas valorizações dos carros eletrificados, ao contrário do que muita gente propalava nas mídias sociais.

A12ª edição do Selo Autos registrou vitória maiúscula na Toyota, que levou o título de Campeã Geral em três dos cinco segmentos: Combustão (com o Corolla), Plug-in (RAV 4) e Híbrido Pleno (Corolla Híbrido). A BYD ficou com o título nos Elétricos (Dolphin Mini) e a Mercedes-Benz no Híbrido Leve (GLS). No total, a Certificação foi entregue para 31 ganhadores por categoria (veja adiante), num universo de 171 carros e comerciais leves submetidos à avaliação.

Desde o primeiro levantamento de preços feito pela Autoinforme, em 2001, o estudo de Mercado vem quebrando tabus. Primeiro, derrubamos a ideia de que o carro saía da concessionária e já perdia 20% do valor. Bobagem. Depois, mostramos que a suposta maior depreciação dos carros de luxo, também não se confirmava. E, mais recentemente, refutamos um dos argumentos mais repetidos por aí: o de que o carro elétrico — ou eletrificado — desvaloriza 50% na hora da revenda: uma informação completamente equivocada.

Uma análise apressada, e sem fundamento, compara o preço de tabela do carro zero com o valor do usado: num mercado que trabalha com muito desconto, (descontos generosos), claro que a comparação não faz sentido.

Imagine uma pessoa que comprou um carro de R$ 100 mil em novembro do ano passado, mas a concessionária te deu um desconto de 10%: então, pagou R$ 90 mil. Em um ano o carro teria perdido 10% do valor, ou seja, custaria R$ 81 mil. Se compararmos com o preço de tabela, ele teria perdido 19%. Uma informação falsa. O consumidor não perdeu 19%, perdeu apenas 10%.

No estudo, são observadas as distorções do mercado: uma oferta demasiada, um lote colocado à venda com desconto ou, ao contrário, a redução da oferta, o que provoca o desequilíbrio nos preços. São considerados também o volume vendido no período e as alterações técnicas no modelo durante o período do estudo: carros que sofreram mudanças significativas, que influenciaram no preço, são descartados do Estudo. Acreditamos que os critérios rigorosos que adotamos garantem a credibilidade e a confiabilidade do Selo Maior Valor de Revenda.

A Selo Maior Valor de Revenda 2025 teve o apoio da Anfavea, que ofereceu o seu estande no Salão do Automóvel com um coquetel para a realização do evento e das seguintes entidades: ABAC, Abeifa, BVE, AEA, Fenabrave, Fenauto, Setcesp e Sindipeças.

Participaram do apoio comercial ao Selo, as marcas Chevrolet, Fiat, Honda, Ford, Hyundai, Kia, Ram, Volkswagen e Volvo.

Veja os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda 2025:

Categoria Minivan – Spin, com o índice de 9,9%.

Entrada – Mobi, 9,8%

Picape Pequena – Strada, 5,8%

Hatch Compacto – City, com 4,8%

Sedã Compacto – City, com 5,9%

SUV Compacto – Creta, com 7,6%

SUV Grande – Cayenne, com 6,9%

Picape Grande – RAM 1500, 10,9%

Picape Compacta – Oroch, com 9,8%

SUV Entrada – Nivus, 3%

SUV 7 lugares – SW4, 3,1%

Picape Média – Hilux, com 3%

SUV Médio – Corolla Cross, 4,2%

Sedã Médio – Corolla, 2,7%

SUV Compacto – Tiggo 5X, com 8,5%

Sedã – C200, com índice de 8,8%

SUV Compacto, com o Niro, com 7,9%

SUV Médio, – Corolla Cross – 7,1%

Sedã – Corolla Hybrid, com 3,3%

SUV Grande Plug-in – X6, com 6,8%

Sedã Plug-in – Panamera, com 7,2%

SUV Médio Plug-in – RAV4 com 6,1%

Entrada Elétrico – Dolphin Mini, com 8,3%

Esportivo Elétrico – Mustang Mach-E GT, 18,2%

Sedã Elétrico – BMW I5, com 9,8%

SUV Médio Elétrico – EV5, com 8,9%

SUV 7 Lugares Elétrico – MBB EQB, com 12,2%

SUV Grande Elétrico – MBB EQE, com 11,1%

Hatch Compacto Elétrico – EX30, com 12,5%