Carro com um motor a combustão e outro elétrico representa 81,7% do mercado de eletrificados

Os carros eletrificados venderam 168.798 unidades de janeiro a outubro, sendo que maior parte, nada menos que 81,6%, foram de tecnologia plug-in, isto é, o carro que tem um motor a combustão e outro elétrico que pode ser carregado na tomada e pode ser usado somente na eletricidade. Com os dois motores, o carro obtém maior autonomia. Foram vendidas 138.088 unidades de plug-in este ano, um aumento de dez pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
No total, incluído elétrico puro e híbridos de todas as categorias, o mercado de eletrificados fechou outubro com uma participação de 8% no mercado total.
Segundo a ABVE, associação das empresas de eletrificados, o avanço da estrutura de abastecimento incentivou as vendas de modelos plug-in. Segundo a empresa Tupi Mobilidade o número de pontos de recarga públicos e semipúblicos saltou de 350 em dezembro de 2020 para 16.880 em agosto último.
“Esse crescimento amplia a confiança dos consumidores e viabiliza o uso dos veículos eletrificados tanto no deslocamento urbano diário quanto nas viagens. Além disso, o avanço das tecnologias embarcadas e a crescente oferta de modelos nacionais e importados têm contribuído para a democratização do acesso a veículos eletrificados”, disse o porta-voz da ABVE.
Em outubro, o mercado de eletrificados leves emplacou 21.369 veículos, praticamente o mesmo que em setembro (20.342), mas com crescimento de 33% sobre outubro do ano passado.
Veja as vendas de cada segmento em outubro
PHEV 9.458
BEV 7.986
HEV 2.166
HEV FLEX 1.759
MHEV 6.381
O mercado brasileiro emplacou 87 unidades elétricas, com crescimento de 107% sobre o mês anterior (42) e de 67,3% sobre outubro de 2024 (52).
De janeiro a outubro, o total de ônibus elétricos emplacados atinge 636 unidades, aumento de 145,6% em relação ao mesmo período de 2024 (259).










