Nova edição resgata marcos da indústria automotiva e destaca transformações do setor desde os anos 1980

Para marcar os 70 anos do Sindipeças – o sindicato dos fabricantes d e autopeças, comemorados em 2023, o sindicato relançou o clássico A Indústria Automobilística e a 2ª Revolução Industrial no Brasil, publicado em 1981 por Ramiz Gattás, e apresentou um novo título que completa o ciclo.

Escrito pelo jornalista Marcos Rozen, A Revolução na Indústria de Veículos e de Autopeças no Brasil reconstrói episódios marcantes da cadeia automotiva desde o início dos anos 1980, período de forte modernização das fábricas e entrada de novas tecnologias. O livro chega agora à sua segunda edição, lançada em outubro de 2025, ampliada e atualizada.

Na apresentação da obra, Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças e idealizador do projeto, ressalta a importância de preservar essa memória para as novas gerações. Ele lembra que compreender a evolução das montadoras e seus fornecedores é essencial para entender o próprio desenvolvimento industrial do país. Para ele, “não existe história do setor automotivo no Brasil sem a história do setor de autopeças — assim como não existe história do setor de autopeças sem o Sindipeças”.