Quem comprar o novo Tracker, da GM, vai reparar que o documento do carro consta ano modelo 2021. No caso, as mudanças no carro foram profundas, tanto estéticas quanto técnicas, conforme você pode verificar na reportagem que registrou o lançamento do modelo, na última quarta-feira (18/3/20).
Mas nem sempre a mudança do ano modelo obedece a mudanças importantes no carro. Muitas vezes as montadoras utilizam da estratégia de avançar no ano modelo para “valorizar” o produto no mercado. É por isso que, mesmo estando ainda no primeiro trimestre de 2020, vários carros são ano modelo 2021. O Tracker, portanto, não é exceção. Pelo menos mais 16 modelos já são 2021.
A legislação permite que, a partir de primeiro de janeiro, o carro pode ser registrado como ano modelo do ano seguinte. Para a montadora é uma estratégia interessante, pois “atualiza” o carro e chama o consumidor às concessionárias; para o consumidor, a compra do ano modelo do ano seguinte também é vantajosa, porque ele ficará mais tempo com o carro “do ano”. Além disso, o seu carro vai valer mais na hora da revenda, porque o que vale no mercado é o ano modelo e não o ano de fabricação.
O prejudicado com essa política é o comprador do carro usado. Daqui dois ou três anos ele vai adquirir um modelo 2021 que foi comprado em março de 2020, isto é, o carro será mais velho do que o documento identifica.
No total, portanto, são 17 carros que já trazem no documento o registro do ano-modelo 2021, entre eles toda a linha Renault a combustão, os carros de entrada da Volkswagen, alguns modelos Hyundai, Fiat e Caoa Chery.
Renault Kwid
Renault Sandero
Renault Stepway
Renault Captur
Renault Duster
Renault Logan
Renault Master
Volkswagen Gol
Volkswagen Voyage
Volkswagen Saveiro
Hyundai HB20
Hyundai Sport
Hyundai Ix35
Hyundai Tucson
Fiat Gransiena
Caoa Chery Arrizo 5
GM Tracker