Cuidados básicos com os pneus garantem segurança e estabilidade na direção

O único ponto de contato entre o veículo e o asfalto, é o pneu, um dos componentes mais importantes para a segurança de motoristas e passageiros. Mas quando não recebe a manutenção adequada, pode se tornar um dos maiores riscos no trânsito.

Utilizar a calibragem adequada, balanceamento e rodízio de pneus, alinhamento de rodas, respeitar o limite de carga indicado e respeitar a vida útil do pneu são alguns pontos que evitam problemas na condução. Entretanto, quando um motorista não respeita algum desses pontos, pode enfrentar problemas que podem fugir do controle e ocasionar acidentes.

“Para evitar essas situações, a Pirelli recomenda calibrar os pneus semanalmente, sempre a frio, utilizando a pressão indicada pelo fabricante. Já o alinhamento, balanceamento e rodízio devem ser feitos periodicamente, conforme orientação da montadora. Além disso, respeitar o limite de carga e realizar inspeções visuais frequentes ajuda a identificar sinais de desgaste e deformações”, pontua Roberto Falkenstein, consultor de Tecnologias Inovativas da Pirelli.

A adoção de hábitos simples garante mais segurança ao volante e reduz significativamente as chances de acidentes. Afinal, um pneu bem conservado não só prolonga a vida útil do carro, mas também pode ser decisivo para salvar vidas.