– Só 12 carros aumentaram as vendas no trimestre; Fiesta (-60%) e Gol (-54%) foram os que mais perderam
Sem estar efetivamente presente no mercado no primeiro trimestre do ano passado, o Ka, agora renovado, acabou se transformando no carro que mais aumentou as vendas no primeiro trimestre deste ano. De vendas irrisórias (3,2 mil unidades), o modelo de entrada da Ford vendeu 22,8 mil no primeiro trimestre deste ano, um aumento de mais de 600%.
Assim como o Ka, o Up, da Volkswagen, que foi lançado em fevereiro do ano passado, não teve o primeiro trimestre cheio de vendas, com isso, aumentou facilmente o volume vendido, crescendo 193% este ano. Foram vendidas 17.199 unidades de janeiro à março deste ano, contra 5.817 no mesmo período de 2014.
Corolla, Fit e March também estão entre os fenômenos de 2015. Neste ano de crise, em que o mercado de carros e comerciais leves registra queda de 17% no trimestre, os três aumentaram as vendas este ano em mais de 60%.
O Corolla saltou de 8.822 unidades em 2014 para 14.597 carros nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 65,5%. Nada mal para um período em que o mercado de carros e comerciais leves teve uma queda de 17%. O aumento de vendas do Corolla foi fundamental para o crescimento da Toyota no mercado: a japonesa cresceu 12% em vendas no primeiro trimestre, saltando de 36.525 unidades para 41.053 em 2015.
Já a Honda teve dois modelos com grande aumento de vendas no trimestre, responsáveis pelo crescimento de 12,5% no mercado. O Fit vendeu este ano 14.416 carros, contra 8.772 no mesmo período do ano passado, o que lhe garantiu um crescimento de 64,3%, enquanto o City subiu de 6.683 para 8.454 unidades, 26,5% a mais.
O outro que cresceu na faixa dos 60% foi o March, que a Nissan nacionalizou a partir de abril de 2014. O pequeno japonês vendeu 63,7% a mais, passando de 4.247 para 6.954 unidades no trimestre.
Cinco modelos tiveram aumento acima de 10% este ano: o Sentra (3.671 unidades e crescimento de 14,4%), o Prisma (18.790 e 13,4%), a Saveiro (16.866 e 12,8%), o HB20s (12.656 e 10,8%) e o Ix35, que vendeu 3.250 e cresceu 10,7% no trimestre.
Mais dois modelos, Clio e Classic, completam a seleta lista dos carros que aumentaram de vendas neste ano. Todos os outros venderam menos do que no primeiro trimestre do ano passado, sendo que uma boa parte perdeu menos do que a média do mercado.
Os perdedores
Outros, porém, tiveram quedas superiores à média do mercado. Dos 18 carros que integram a lista dos que mais perderam, o Fiesta hatch foi o que teve a maior queda: – 60%. O carro da Ford, que no primeiro trimestre de 2014 vendeu 31.139 unidades, neste ano não passou de 12.437. O Gol, que perdeu a liderança no ano passado, não conseguiu se recuperar e fechou o primeiro trimestre com uma queda de 54,2% nas vendas, passando de 48.292 para 22.100.
Citroën C3, Cruze sedã e Punto também perderam acima de 40% das vendas, enquanto Civic, Fox, Siena, Cruze hatch e Uno perderam na faixa dos 30%. Veja a lista dos carros que mais perderam em relação ao primeiro trimestre de 2014.
Comparativo trimestre 2014×2015
por modelo
Pos. | Marca / Modelo | 1º trimestre 2014 | 1º trimestre 2015 | % |
Unidades | Qtd. | |||
1º | FORD KA | 3.206 | 22.819 | 611,8 |
2º | VW UP | 5.871 | 17.199 | 192,9 |
3º | TOYOTA COROLLA | 8.822 | 14.597 | 65,5 |
4º | HONDA FIT | 8.772 | 14.415 | 64,3 |
5º | NISSAN MARCH | 4.247 | 6.951 | 63,7 |
6º | HONDA CITY | 6.683 | 8.454 | 26,5 |
7º | NISSAN SENTRA | 3.211 | 3.672 | 14,4 |
8º | GM PRISMA | 16.564 | 18.791 | 13,4 |
9º | VW SAVEIRO | 14.948 | 16.863 | 12,8 |
10º | HYUNDAI HB20S | 11.426 | 12.657 | 10,8 |
11º | HYUNDAI IX35 | 2.937 | 3.250 | 10,7 |
12º | RENAULT CLIO HATCH | 4.607 | 5.030 | 9,2 |
13º | GM CLASSIC | 10.455 | 10.884 | 4,1 |
14º | FORD RANGER | 5.109 | 5.016 | -1,8 |
15º | TOYOTA HILUX | 9.085 | 8.831 | -2,8 |
16º | TOYOTA ETIOS HATCH | 8.037 | 7.809 | -2,8 |
17º | GM ONIX | 31.096 | 29.924 | -3,8 |
18º | HYUNDAI TUCSON | 3.988 | 3.727 | -6,5 |
19º | TOYOTA ETIOS SEDÃ | 5.946 | 5.470 | -8 |
20º | HYUNDAI HB20 | 26.743 | 24.587 | -8,1 |
21º | MITSUBISHI L200 | 4.774 | 4.375 | -8,4 |
22º | RENAULT LOGAN | 9.715 | 8.767 | -9,8 |
23º | GM SPIN | 7.975 | 7.190 | -9,8 |
24º | FIAT PALIO | 38.168 | 32.868 | -13,9 |
25º | GM CELTA | 12.727 | 10.838 | -14,8 |
26º | FIAT FIORINO | 5.179 | 4.410 | -14,8 |
27º | GM MONTANA | 9.414 | 8.005 | -15 |
28º | RENAULT SANDERO | 21.478 | 18.062 | -15,9 |
Mercado | 774.433 | 648.704 | -16 | |
29º | VW FOX | 27.873 | 23.420 | -16 |
30º | GM S10 | 11.104 | 9.251 | -16,7 |
31º | FIAT STRADA | 38.838 | 29.882 | -23,1 |
32º | FORD ECOSPORT | 12.707 | 9.476 | -25,4 |
33º | VW AMAROK | 4.542 | 3.388 | -25,4 |
34º | RENAULT DUSTER | 10.788 | 7.884 | -26,9 |
35º | PEUGEOT 208 | 6.562 | 4.754 | -27,6 |
36º | GM COBALT | 10.030 | 7.098 | -29,2 |
37º | VW VOYAGE | 17.674 | 12.501 | -29,3 |
38º | FIAT UNO | 34.314 | 23.285 | -32,1 |
39º | GM CRUZE HATCH | 4.734 | 3.015 | -36,3 |
40º | FIAT SIENA | 28.460 | 17.588 | -38,2 |
41º | FORD FOCUS HATCH | 5.139 | 3.143 | -38,8 |
42º | HONDA CIVIC | 12.394 | 7.508 | -39,4 |
43º | GM CRUZE SEDÃ | 5.769 | 3.223 | -44,1 |
44º | FIAT PUNTO | 7.906 | 4.312 | -45,5 |
45º | CITROËN C3 | 8.326 | 4.531 | -45,6 |
46º | VW GOL | 48.292 | 22.099 | -54,2 |
47º | FORD FIESTA HATCH | 31.139 | 12.437 | -60,1 |
48º | FORD KA SEDÃ | 0 | 8.466 | – |
49º | HONDA HR-V | 0 | 2.390 | – |
50º | BMW X4 | 0 | 210 | – |