Operação é da China e os caminhões terão motor Cummins a diesel

Não é só no mercado de carros de passeio; os chineses estão “invadindo” o Brasil também no setor de pesados. A mais recente investida foi anunciada nesta segunda-feira (1/12/25) pela poderosa JAC, que trouxe uma linha completa de caminhões, leves – de sete a 13 toneladas (o N 170 e o N 13.210) – e pesados – de 18 a 50 toneladas (o A 18.290, o A 25.290 e o A 50T).

Fundada em 1964, a JAC chega ao Brasil com sua linha de caminhões com operação diretamente da China, portanto sem qualquer vínculo com a operação de carros de passeio e caminhões elétricos, operada pelo empresário Sérgio Habib. Mas a América do Sul não é novidade para a empresa. A JAC Caminhões está no Continente há 30 anos, iniciando as operações na Bolívia em seguida estendendo para Chile, Colômbia. Peru. México, Uruguai e Equador, sendo líder de vendas em alguns deles.

São 27 fábricas, sendo três na América Latina, que produziram e venderam 12 milhões de veículos vendidos no mundo, sendo a maior exportadora chinesa. Dezenove fábricas funcionam em regime de montagem SKD, mesmo princípio que vai operar no Brasil, “o mais breve possível”, disse o presidente da empresa, Miguel Xun.

Inicialmente a JAC vai investir nos motores a diesel, e aposta na necessidade de o Brasil renovar a frota de pesados para crescer. O diretor comercial Adriano Chiarini, lembrou que 81% do transporte no Brasil é feito por rodovia, que o País deve ter uma renovação da frota nos próximos anos e que a JAC quer aproveitar essa tendência e conquistar 5% do mercado até 2030 (1,5% já em 2026). Vai operar em locação, consórcio, serviço e conectividade.

Os caminhões que começam a ser vendidos em 2026 são o N 9.170 (9 toneladas de PBT) e o N 13.210 (13 toneladas de PBT), ambos da categoria de leves e os pesados A 18.290 (18 toneladas de PBT) e o A 25.290 (25 toneladas de PBT). Todos têm cabine avançada, acionamento dos vidros e travamento das portas elétricos, chassis, eixos e suspensões robustas, trem de força moderno de fabricantes renomados no país, freios à ar com recursos auxiliares eletrônicos de segurança, faróis e lanternas de LED e sistema multimídia (opcional). Adaptados para o mercado brasileiro, com motor Cummins e transmissão ZF, Eaton e Fast Gear.

 

Veja como a empresa define os modelos disponíveis no mercado brasileiro (texto da montadora):

 

N 9.170: ideal para rotas urbanas

9.170

Leve, robusto, econômico e pronto para qualquer operação urbana, o JAC N 9.170 oferece uma excelente alternativa de compra para o transportador brasileiro. Projetado para aplicações urbanas e regionais, o modelo chega ao mercado combinando força, tecnologia e excelente capacidade de carga.

Equipado com motor Cummins B4.0, devidamente adaptado às normas Euro VI, o N 9.170 entrega 170 cv a 2.400 rpm, com torque máximo de 600 Nm entre 1.100 e 1.800 rpm, garantindo respostas rápidas, maior eficiência energética e redução nas emissões. A transmissão Eaton ESO 6106A de 6 velocidades oferece trocas precisas e confiáveis, adequadas a operações que exigem agilidade no tráfego urbano.

O modelo possui configuração 4×2 e é disponibilizado com duas opções de entre eixos (3.845 mm e 4.475 mm), permitindo maior flexibilidade para implementações. Com Peso Bruto Total (PBT técnico) de 9,5 toneladas e carga útil técnica de 6,2 toneladas, o N 9.170 se destaca pela versatilidade para diferentes tipos de carrocerias e demandas logísticas.

O tanque de combustível, com 200 litros em liga de alumínio ou plástico, garante maior autonomia operacional. Já o sistema de freios a ar com tambores apresenta assistências de ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder. O conjunto assegura alta segurança e estabilidade. O modelo é equipado com rodas de aço estampado e pneus na medida 215/75 R17.5.

Na cabine, o motorista encontra o conforto da direção hidráulica, ar-condicionado de série, sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, além de um painel funcional e intuitivo, onde todos os comandos estão facilmente ao alcance das mãos, permitindo uma condução fácil e segura.

 

N 13.210: modelo leve e versátil

13.210

A proposta do novo caminhão da JAC combina desempenho superior, conforto e alta capacidade logística. O modelo entrega potência, segurança e confiabilidade às operações urbanas e regionais, transformando-se em ume ferramenta muito versátil de trabalho. Com cabine estendida, maior capacidade de carga e tecnologias modernas, o modelo chega para atender frotistas e transportadores que buscam produtividade com baixo custo operacional.

O N 13.210 é equipado com o confiável motor Cummins B4.5 Euro VI, que oferece 210 cv a 2.300 rpm e torque robusto de 760 Nm entre 1.200 e 1.800 rpm, proporcionando força constante para operações que exigem retomadas rápidas e alto desempenho. A nova transmissão automatizada Fast Gear F8JZ95CM de 8 velocidades garante condução mais confortável, trocas inteligentes e melhor aproveitamento de torque, reduzindo o desgaste do motorista e otimizando o consumo.

Com tração 4×2, o modelo é oferecido em duas opções de entre eixos — 4.200 mm e 4.700 mm —, permitindo ampla variedade de implementações. O caminhão possui PBT de 12 toneladas, peso bruto técnico de 12,5 toneladas e carga útil técnica de 8,2 toneladas, características que o colocam entre os mais versáteis e competitivos da categoria. As rodas de aço com pneus 255/70 R22.5 reforçam a resistência do conjunto.

O N 13.210 traz tanque de combustível de 200 litros, fabricado em liga de alumínio ou plástico, garantindo maior autonomia diária. O sistema de freios a ar com tambor e tecnologias ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder, asseguram segurança e estabilidade mesmo nas operações mais severas.

A cabine estendida foi projetada para oferecer mais espaço e ergonomia ao motorista. Entre os itens de conforto, o modelo traz direção hidráulica, ar-condicionado de série, além de sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, criando um ambiente mais funcional e agradável para longas jornadas.

 

A 18.290 / 25.290: concebido para o trabalho pesado

18.290

Já a nova linha de pesados A 18.290 e A 25.290 chega ao mercado com mais força, autonomia e eficiência principalmente para operações de médias e longas de distâncias, além de urbanas vocacionais. Dois modelos desenvolvidos para atender a uma ampla gama de aplicações logísticas com desempenho superior, elevado conforto operacional e excelente relação custo-benefício.

Ambos os modelos são equipados com o moderno motor Cummins D6.7 Euro VI, que entrega 290 cv a 2.300 rpm e um torque robusto de 1.100 Nm entre 1.100 e 1.600 rpm, garantindo força, eficiência e menor consumo em operações de média e alta exigência. A transmissão automatizada ZF 9AS1517TO de 9 velocidades proporciona trocas mais precisas e inteligentes, garante condução mais confortável, melhor aproveitamento de torque, reduzindo o desgaste do motorista e otimizando o consumo, assim como, aumentando a durabilidade do conjunto.

Com trações 4×2 e 6×2, além da ampla e moderna cabine leito, os modelos oferecem opções de entre-eixos que atendem às mais variadas aplicações:

A 18.290: 4.700 mm e 5.300 mm

A 25.290: 6.050 mm e 6.650 mm (3º eixo instalado no Brasil)

As capacidades técnicas reforçam o posicionamento robusto da linha:

Peso Bruto Total (PBT): 16 toneladas (A 18.290) e 23 toneladas (A 25.290)

Peso Bruto Técnico: 19,5 toneladas e 26,5 toneladas

Carga útil técnica: 13 toneladas e 17,8 toneladas, respectivamente

O conjunto é equipado com rodas de aço e pneus 275/80 R22.5, além de tanque de combustível com 400 litros, com opcional de mais 200 litros, em liga de alumínio ou plástico, garantindo excelente autonomia e flexibilidade operacional.

Em segurança, a linha traz freios a ar com tambor, além de ABS, EBD, ASR, ESC e Hill Holder de série, assegurando maior estabilidade, frenagens mais seguras e melhor desempenho em condições severas.

25.290

Na cabine avançada, leito, com teto médio, suspensão pneumática e basculamento elétrico, os motoristas encontram um ambiente pensado para jornadas longas, com direção hidráulica, ar-condicionado de série e sistema de som com MP3 e dois alto-falantes, proporcionando mais ergonomia, conforto e conveniência no dia a dia.

Com os lançamentos A 18.290 e A 25.290, a JAC Caminhões reforça seu compromisso em oferecer veículos comerciais modernos, robustos e alinhados às necessidades reais do transporte brasileiro, ampliando sua presença nos segmentos de maior demanda logística.