A Hyundai fez uma parceria com a empresa Antares pra reaproveitar a borra de fosfato gerada na produção de carros na fábrica de Piracicaba.

A borra de fosfato é um resíduo do processo de pintura que visa melhorar a aderência da tinta e proteger contra a corrosão

A borra de fosfato não tinha reaproveitamento e agora é matéria-prima para a produção de fertilizante. O material que será reaproveitado da fabricação do HB20 e do Creta vai gerar 270 toneladas por ano.

O processo contribui para a redução da contaminação do solo e da água, e diminui as emissões de gases de efeito estufa. Preserva recursos naturais e alinha as empresas às metas globais de combate às mudanças climáticas.

Além disso, representa uma redução nos custos de gerenciamento de resíduos.

Veja como a reciclagem preserva o meio ambiente ainda pode trazer lucro para as empresas.

“Por meio de uma metodologia inovadora e ambientalmente correta, criamos um processo que permite reciclar e reaproveitar os principais elementos presentes na borra de fosfato, como o fósforo e o zinco, e reaproveitá-los como insumo agrícola. O resultado é um produto que não apenas reduz a dependência de fontes não-renováveis, mas também fecha um ciclo dentro da lógica da economia circular, em que resíduos industriais deixam de ser um problema e passam a ser parte da solução”, disse Ricardo Martins, da Hyundai Motor Brasil.