— Foram 3.576.163 carros e comerciais leves no ano. Com 353.570 unidades, dezembro foi o terceiro melhor mês da história
Depois de um crescimento contínuo desde 2003, as vendas de carros e comerciais leves caíram pela segunda vez seguida em 2014. Foram vendidas 3.329.052 unidades, uma queda de 6,9% em relação a 2013, quando foram comercializadas 3.576.163 unidades.
A queda só não foi maior – conforme se configurava nos últimos meses – porque dezembro teve um desempenho excepcional. Aproveitando a oportunidade para comprar com desconto do IPI, o consumidor foi às lojas e fez de dezembro de 2014 o terceiro melhor mês da história.
Foram vendidas 353.570 unidades, um crescimento de 26,4 % sobre novembro e de 5,2% em relação a dezembro de 2013. Só agosto de 2012 (405.627 unidades) e dezembro de 2010 (361.230) foram melhores do que o mês passado.
Foi um respiro para o setor, que já se conformava com uma queda de vendas bem maior. O esforço dos concessionários, que ofereceram descontos e facilidades na compra, aumentou o movimento e proporcionou duas boas disputas no ranking por marca.
A Fiat vendeu 698.255 carros e encerrou 2014 mais uma vez na liderança, com 21% de participação, posição que ocupa há 13 anos, mas o segundo lugar permaneceu indefinido até os últimos dias do ano, com GM e Volkswagen disputando carro a carro a preferência do consumidor. No final, a GM conquistou a vice liderança, com 578.802 unidades vendidas e 17,4% de participação, pouco mais de dois mil carros a mais do que a concorrente: A Volkswagen vendeu 576.635 e ficou com 17,3%.
Isolada em quarto lugar, a Ford fechou 2014 com 9,3% de participação e 308.106 unidades, sem ameaçar as três lideres e também sem ser ameaçada por Renault e Hyundai, que protagonizaram a maior disputa em 2014: a coreana e a francesa se revezaram na quinta posição durante todo o ano, posto que tem o caráter simbólico de líder das montadoras novas. No final, ambas fecharam 2014 com a mesma participação: 7,1% e 237,2 mil unidades vendidas, com uma pequena vantagem (cerca de 100 unidades) que deverá ser confirmada a favor da Renault com a divulgação dos números oficiais pela Anfavea no próximo dia 8 de janeiro.
Outra novidade no ranking por marca foi a entrada da Mitsubishi entre as “Dez Mais”, a japonesa vendeu 59.292 e ficou com 1,8% de participação, desbancando a Citroën, décima colocada em 2013 e que caiu para 11ª posição em 2014.
A Toyota ficou em sétimo lugar, com 195.436 unidades e 5,9% de participação. A Honda vendeu 137.914 unidades e ficou com 4,1% que lhe garantiu o oitavo lugar no ranking.
Completam a lista das dez mais vendidas outras duas japonesas, a Nissan, em nono lugar com 72.366 unidades e 2,2% e a Mitsubishi, décima colocada.
Veja a lista das 40 marcas mais vendidas em 2014
| Marca | Unidades | Part. % | |
| 1º | Fiat | 698.255 | 21,0 |
| 2º | GM | 578.802 | 17,4 |
| 3º | Volkswagen | 576.635 | 17,3 |
| 4º | Ford | 308.106 | 9,3 |
| 5º | Renault | 237.228 | 7,1 |
| 6º | Hyundai | 237.160 | 7,1 |
| 7º | Toyota | 195.436 | 5,9 |
| 8º | Honda | 137.914 | 4,1 |
| 9º | Nissan | 72.366 | 2,2 |
| 10º | Mitsubishi | 59.292 | 1,8 |
| 11º | Citroën | 53.814 | 1,6 |
| 12º | Peugeot | 40.524 | 1,2 |
| 13º | Kia | 23.794 | 0,7 |
| 14º | Mercedes-Benz | 15.606 | 0,5 |
| 15º | BMW | 15.052 | 0,5 |
| 16º | Audi | 12.487 | 0,4 |
| 17º | Chery | 9.547 | 0,3 |
| 18º | Land Rover | 9.390 | 0,3 |
| 19º | JAC | 8.416 | 0,3 |
| 20º | Suzuki | 6.043 | 0,2 |
| 21º | Lifan | 5.355 | 0,2 |
| 22º | Iveco | 3.874 | 0,1 |
| 23º | Dodge | 3.652 | 0,1 |
| 24º | Jeep | 3.311 | 0,1 |
| 25º | Volvo | 3.129 | 0,1 |
| 26º | Mini | 2.486 | 0,1 |
| 27º | Troler | 1.483 | 0,0 |
| 28º | Subaru | 1.126 | 0,0 |
| 29º | Hafei | 976 | 0,0 |
| 30º | Rely | 951 | 0,0 |
| 31º | Shineray | 934 | 0,0 |
| 32º | Ssangyong | 903 | 0,0 |
| 33º | Porsche | 823 | 0,02 |
| 34º | Jinbei | 677 | 0,02 |
| 35º | Mahindra | 602 | 0,02 |
| 36º | Jaguar | 396 | 0,01 |
| 37º | Smart | 371 | 0,01 |
| 38º | Chrysler | 309 | 0,01 |
| 39º | Lexus | 245 | 0,01 |
| 40º | RDK | 196 | 0,01 |
| Total | 3.329.052 | ||










