
Processo Produtivo Nova Strada- Foto Leo Lara/Studio Cerri
Com um resultado positivo no trimestre (crescimento de 7%, com 516.540 unidades vendidas), o setor de veículos novos mantém esperança de crescimento importante em 2025. A expectativa dos concessionários é de um aumento de pelo menos 8% no ano.
Vários aspectos levantados pelos revendedores indicam esse otimismo. Dados do Banco Central revelam que o crédito para compradores de veículos ainda é significativo, embora esteja em fase decrescente. A inadimplência está controlada e o nível de aprovação de crédito pelos bancos é alto, em torno de 65%. Além disso, as muitas promoções e ofertas de juros abaixo da média do mercado incentivam, as vendas. Isso ocorre principalmente nos bancos das montadoras.
Vale destacar dois segmentos: motos e ônibus.
Em relação a motos, a expectativa é de que as vendas passem de dois milhões de unidades, o que deve acontecer pela primeira vez na história. Já o segmento de ônibus teve um crescimento espetacular no trimestre: 27%, isso graças ao Programa Caminho da Escola, sistema em que o Governo federal faz as compras das montadoras e distribui os veículos para prefeituras.