Chinesa cresceu 77%, quase o dobro da segunda colocada de agosto de 2024 a julho de 2025
A BYD foi a marca que mais cresceu nos últimos doze meses e com um percentual muito superior à segunda colocada. A chinesa vendeu 95.454 carros de agosto do ano passado a julho deste ano, o que significa um crescimento de 77,3% sobre o período anterior.
Para você ter uma ideia, as duas marcas que mais cresceram depois da BYD foram a Ford, com alta de 37,9% e a Honda, com expansão de 32,5%. Ainda assim, as duas marcaram um excelente desempenho: a Ford vendeu 51.005 unidades, contra 36.982 no período anterior e a Honda 103.035, diante de 36.982 de agosto de 2023 a julho de 2024.
A Caoa Chery, quanta marca que mais cresceu, também teve um aumento expressivo nas vendas, 21,2%, com 61.429 unidades e mais três marcas tiveram aumentos acima da média do mercado no período: A Volkswagen vendeu 424966 carros, com aumento de 14,5%, a Renault vendeu 136271 e cresceu 11,3% e a Fiat aumentou as vendas em 9,5%, com mais de meio milhão de carros vendidos (541.501), o que lhe garantiu a liderança de vendas no período.
As demais marcas de grande volume (classificamos as 20 Mais) não acompanharam o mercado, mas ainda assim, Jeep e Hyundai apresentaram aumento de vendas. A estadunidense vendeu 120.799 carros, com um aumento de 2,4% e a coreana crescer 2%, com 198.252 unidades vendidas.
Já Toyota, Nissan e GM venderam menos do que no período anterior. A Toyota quase empatou: vendeu no período estudado 197.581 unidades, contra 194.428 de agosto de 2023 a julho de 2024, uma queda de 0,4%. Já a Nissan perdeu 6%, com 79.682 unidades e a GM ficou na lanterninha: com apenas 291.827 carros licenciados, amargou uma queda de vendas de 7,8%.
“O crescimento da BYD foi puxado por forte expansão da rede e lançamento de vários modelos elétricos e híbridos plug-in, como Dolphin, Song Plus e Seal. A marca vem se beneficiando de incentivos fiscais, marketing agressivo e preços competitivos frente a rivais a combustão”, avalia Murilo Briganti, da Bright Consulting, destacando também o bom desempenho da Honda: “Impulsionada pelo retorno de modelos estratégicos e pela boa aceitação no público que busca confiabilidade e pós-venda sólido”.
Murilo Briganti salientou também o crescimento expressivo da Ford, explicando que, apesar de ter encolhido o portfólio de carros de passeio, vem crescendo em picapes e SUVs importados, com bom ticket médio e margens maiores.
A explicação pelo mau desempenho da GM é a retração do Onix e Onix Plus, que enfrentaram concorrência agressiva do Polo e do HB20, e a ascensão de SUVs de entrada, como o T-Cross, o Tracker e o Nivus.
Quem mais cresceu; quem mais perdeu
Ranking por marca (Agosto-julho/2024 a agosto-julho/2025)