CAOA CHANGAN

A Caoa anunciou no Salão uma aliança estratégica com a chinesa Changan, gigante mundial da mobilidade inteligente. A Caoa Changan, portanto, nasce com uma estrutura pronta, usando a experiência industrial e comercial da marca brasileira e a expertise da chinesa em tecnologia da mobilidade eletrificada, segmento onde é uma das líderes globais.
O investimento na parceria faz parte dos R$ 3 bilhões anunciados em 2023, para a modernização e crescimento da fábrica de Anápolis, em Goiás, onde são produzidos os modelos da Caoa Chery. Mas as linhas de montagem serão preparadas para operar nos padrões mais avançados da indústria global: manufatura 4.0, linhas flexíveis, células produtivas inteligentes, rastreabilidade digital e processos de baixa emissão de carbono. O plano prevê a produção local de componentes estratégicos e o fortalecimento da cadeia de fornecedores brasileiros.
A Changan tem um portifólio que abrange todas as matrizes energéticas, o que permite optar por qualquer uma delas, de acordo com as necessidades do mercado, e oferecer carros de última geração.
O portfólio vai de SUVs e crossovers eletrificados de alta eficiência à linha Avatr, marca premium desenvolvida por Changan e Huawei, referência em eletrificação, luxo elétrico e inteligência artificial.
A parceria vai também trabalhar em programas de economia circular, uso de energias renováveis e redução da pegada de carbono na cadeia produtiva.
“A Caoa Changan marca o início de um novo capítulo para o setor automotivo brasileiro. Um capítulo em que inovação, escala e competitividade se unem, abrindo espaço para uma era em que o país não apenas acompanha o futuro, mas participa da sua construção “, disse Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente do Grupo Caoa.
A Changan tem centros de pesquisa na China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos e conta com mais de 20.000 engenheiros dedicados exclusivamente à inovação. Produz 2,3 milhões de veículos por ano.
A Caoa tem 12 mil funcionários e tem em seu histórico três milhões de veículos vendidos.

Avatr 11
O Avatr 11 é o carro que vai inaugurar a parceria Caoa Changan no Brasil. É um SUV de luxo, elétrico puro, com dupla motorização que soma 578 cavalos de potência e combina propulsão elétrica de alta eficiência com sistemas avançados de tração, estabilidade e segurança ativa. Oferece uma autonomia de até 680 km e conta com sistema de condução inteligente. A empresa situa o Avatr 11 acima de carros como o BMW iX, o Mercedes EQE SUV e o Audi Q8 e-tron.

Avatr 012
O Avatr 012 é considerado uma obra prima, com apenas 700 unidades produzidas no mundo, um gran coupé elétrico que combina potência, autonomia e conectividade de última geração. “É o auge da engenharia, do design e da inovação tecnológica”, diz o comunicado da empresa.
Os dois motores elétricos entregam 547 cv (402 kW) e torque máximo de 70,1 kgfm (687 Nm) com tração integral. Acelera a 100 km/h em 3,8 segundos, A autonomia chega a 650 km no ciclo CLTC. Em recargas ultrarrápidas de 480 kW, o Avatr 012 atinge de 30 a 80 por cento em apenas 10 minutos e de 0 a 80 por cento em 15 minutos. O sistema também conta com função de carregamento bidirecional de 3,3 kW transformando o veículo em uma fonte de energia móvel para diferentes aplicações.
Tem 5,02 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 3,02 metros de entre-eixos, tela panorâmica 4K de 35,4 polegadas, display inteligente de 15,6 polegadas, conexão 5G, reconhecimento facial, comandos por voz natural e integração em múltiplas telas, refrigerador, aquecedor de alimentos e massageador, para os ocupantes dos quatro assentos.
Conta com o sistema Huawei ADS de última geração apoiado por três sensores três radares de ondas milimétricas, onze câmeras HD e 12 sensores ultrassônicos que oferecem funções como frenagem autônoma, auxílio de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e estacionamento automático.
Conta com suspensão dianteira de duplo triângulo e traseira multilink aliadas ao sistema de suspensão pneumática com CDC, tecnologia Magic Carpet, freios Brembo com pinças de quatro pistões na dianteira e sistema de frenagem eletrônica Continental. O resultado é uma condução refinada e estável mesmo em pisos irregulares.










