Chegou – atrasado, por causa de problemas de produção – o Toyota Yaris Cross, um SUV compacto híbrido, em quatro versões, fabricado em Sorocaba, interior paulista.

Segundo a fábrica, o carro pode fazer até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com seu motor 1.5 flex híbrido, mas a Toyota não informou se esse consumo se refere ao carro abastecido com etanol ou gasolina. Tem potência combinada de até 111 cv e transmissão CVT (nesse caso, a montadora informou que são dados quando abastecido com etanol).

Nas versões XRE e XRX, o Yaris Cross é equipado com motor flex 1.5 de 122 cv. Tem seis airbags, freio de estacionamento eletrônico e assistente de partida em rampa.

Nas versões XRE e XRE Hybrid, rodas de 17”, chave com acionamento presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia com tela de 10”. Nas versões topo de linha, rodas de 18”, sensor de estacionamento dianteiro e abertura elétrica do porta-malas com sensor de movimento.

Conta com controle que mantém a velocidade constante e ajusta a distância em relação ao veículo à frente, permanência e alerta de mudança de faixa e sistema que detecta obstáculos à frente, entre outros itens de segurança.

Os preços começam com R$ 161.390,00 e vão até R$ 190 mil, mas atenção: são preços de lançamento; quando você chegar na concessionária o carro pode estar mais caro.