Grupo JCA investe R$ 1,4 bilhão para a atualização da frota com ônibus Scania Euro 6

O Grupo JCA, que atua no transporte rodoviário, vai investir R$ 1,4 bilhão para renovar sua frota de ônibus até o primeiro semestre de 2026. Serão incorporados 650 novos ônibus, dos quais 382 já foram produzidos pela Scania, modelo com motor Euro 6, e carroceria Marcopolo Paradiso G8, sendo 153 modelos Double Decker, o veículo de dois andares.
Todos os veículos com motor Euro 3 serão substituídos, elevando para mais de 1.100 ônibus o total da frota no padrão Euro 6. A modernização reforça práticas ESG e segue as normas ambientais e de segurança mais recentes.
Gustavo Rodrigues, presidente da JCA, acrescentou que o investimento também está alinhado à ampliação da segurança e do conforto aos passageiros, além de digitalização e IA.
Nos próximos cinco anos, os novos ônibus devem percorrer 176 milhões de km, evitando a emissão de 72,8 mil toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 584 mil árvores.
O motor Euro 6 atende ao padrão europeu de emissões, que é o mais rígido do mundo para veículos pesados. Ele foi criado para reduzir drasticamente a poluição do ar gerada por ônibus e caminhões.
O foco é reduzir principalmente o óxido de nitrogênio, que é muito nocivo à saúde, e o material particulado.
A nova frota será distribuída entre as empresas do grupo: para a Viação 1001 serão destinados 178 ônibus, para a Viação Catarinense, 118 e para a Viação Cometa, outros 86.
O transporte rodoviário responde por 95% dos deslocamentos nacionais e representa 3,1% do PIB. O Grupo JCA transporta cerca de 100 milhões de pessoas por ano.










