A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, e a AEA, Associação de Engenheiros Automotivos, estão questionando a iminente decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara do Comércio Exterior, que será definida nesta quarta-feira (30/7/25), sobre a redução das tarifas de importação de kits de carros para serem montados no Brasil.

É uma medida que vai beneficiar as importadoras.

Os kits podem ser de do tipo CKD (quando o carro vem completamente desmontado, numa caixa, com todas as peças, e é montado no Brasil.

E do tipo SKD, ou seja, o carro vem rodando, mas faltando algumas peças, que são completadas no Brasil

As taxas seriam de 5% a 10%, hoje são de até 20%. Os fabricantes e os engenheiros da AEA argumentam que a medida vai contra o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro, uma vez que a importação não proporciona a produção local, com o emprego de brasileiros e o uso de autopeças fabricadas no País.

O presidente da Anfavea, inclusive, ameaça a rever os investimentos já definidos pelas montadoras que atuam no Brasil caso a medida – de interesse diretamente da BYD – seja aprovada