
O nome é complicado: K 230E B4x2LB, mas a operação é simples: basta ligar na tomada e o novo ônibus elétrico puro da Scania está pronto para transportar passageiros em viagens tranquilas e absolutamente silenciosas.
Destinado ao uso urbano, o ônibus elétrico da Scania tem uma autonomia de 250 a 300km, mesmo considerando o uso em condições severa-extrema, como rodando com o ar-condicionado ligado e numa topografia irregular.
Com tração 4X2, o ônibus tem opções de quatro ou cinco pacotes de baterias e comporta carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média de 80 passageiros, tanto na configuração de piso baixo como no normal.
O motor elétrico tem 230kW, equivalente a 310 cavalos de potência a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm. No motor a combustão, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. No elétrico o torque máximo já surge na arrancada, em zero rotação.

De construção e design simples, o motor é de fácil manutenção e a um custo bem menor do que o motor a combustão, além de ser mais silencioso.
Hoje o carregador é importado, mas a montadora está desenvolvendo uma solução de produção local.
O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado pra receber não só o motor, mas também a bateria. As baterias são lítio-níquel-manganês-cobalto (diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de lítio-ferro-fosfato), quem têm maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. As baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. São importadas da Suécia.
“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, disse Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.










