A General Motors e a LG Energy Solution se uniram na empresa Ultium Cells, para a produção de células prismáticas de bateria de lítio com alto teor de manganês (LMR), que serão usadas em utilitários esportivos e picapes de grande porte da montadora estadunidense.

A GM deverá ser a primeira montadora a usar baterias LMR em veículos elétricos, com a produção das novas baterias a partir de 2028.

Para a produção serão usados cobalto, níquel e manganês. As células de bateria LMR usam uma proporção maior de manganês, o que proporciona maior capacidade e maior densidade energética, ou 33% a mais.

Com a tecnologia de baterias LMR e os benefícios de eficiência de fabricação e aproveitamento de espaço das células prismáticas, as picapes elétricas da empresa terão mais de 400 milhas (ou 640 km) de autonomia.

“Estamos liderando o desenvolvimento de tecnologia de baterias com alto teor de manganês para oferecer desempenho e autonomia premium a um custo acessível, especialmente em picapes elétricas”, disse Kurt Kelty, vice-presidente de baterias, propulsão e sustentabilidade da GM. “À medida que buscamos projetar a bateria ideal para cada veículo do nosso portfólio de elétricos, a LMR complementará nossas soluções com alto teor de níquel e fosfato de ferro, ampliando as opções para os clientes nos mercados de picapes e SUVs grandes, impulsionando a inovação em baterias nos EUA e gerando empregos no futuro.”