Na hora da compra, certifique-se de que você não vai perder na hora da revenda

Nivus da Volkswagen perdeu apenas 3%

Imagine você comprar um carro zero, usar durante o ano todo, e na hora de vender perceber que ele tem um ótimo valor de mercado. Foi o que revelou a décima segunda edição do Selo Maior Valor de Revenda 2025, realizado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, dia 27 de novembro.

A Certificação revelou resultados extraordinários, com Toyota, BYD e Mercedes-Benz como campeões gerais.

Mas vários modelos de outras marcas tiveram ótimos desempenhos em suas categorias. As informações sobre os carros que ganharam a certificação são importantes para que o consumidor tome a melhor decisão na hora da compra. Porque não dá pra investir um dinheiro suado, conquistado com esforço, pra perder na hora da revenda. Tanto que o valor de revenda é o atributo mais importante que o consumidor leva em cota na hora da compra.

Então, veja alguns dos melhores desempenhos em 2025:

O Fiat Mobi, perdeu só 9,8% do preço depois de um ano. A Strada, então, 5,8%. O Creta, 7,6%. A picape RAM, 10,9%. A Renault Oroch, 9,8%.

Então, veja que aquela história de que o carro sai da concessionária e perde 20% é uma grande bobagem.

Veja só os índices da Honda: o City sedã perdeu apenas 5,9% e o hatch 4,8%. E o Nivus, então? O SUV da Volkswagen teve um índice de 3% (olha isso!!!)

E o carro elétrico? Certamente você já ouviu por aí que o carro elétrico perderia até 50% do preço na hora da revenda… Não sei da onde esse povo tira essa informação.

O rigoroso estudo feito pela Autoinforme, que tem a credibilidade de estar há 24 anos divulgando o Valor de Revenda dos carros brasileiros, derrubou esse mito:

O carro elétrico tem um ótimo valor de revenda, semelhante ao carro à combustão:

A Kia ganhou em três categorias. Duas com carros eletrificados (o Niro – 7,9% e o Sportage – 6,7%). E o seu elétrico puro, o EV5, teve uma depreciação de apenas 8,9%. Olha isso!

Outros dois elétricos, tiveram ótima valorização: o Volvo EX30, com 12,5% e até o esportivo da Ford, o Mustang Mach GT, mostrou que também os elétricos proporcionam ao comprador um bom valor de revenda.

Anote esses nomes, pra na hora da compra ter a garantia de fazer um bom negócio.