Enquanto aumenta o uso da bicicleta nos centros urbanos, novas questões vêm à tona, como estás acontecendo agora sobre a obrigatoriedade do uso de capacete pelos ciclistas, além de outros equipamentos de segurança.
As ciclovias e as ciclo faixas contribuem para aumentar a segurança de quem anda de bicicleta no trânsito, mas elas não estão em todos os lugares; em algumas cidades nem existem. Por isso o recente aumento no uso da bicicleta como transporte tem causado maior perigo no tráfego.
A recente presença da bicicleta no trânsito ainda não foi suficiente para construir um bom relacionamento com os demais veículos, pois as cidades brasileiras foram originalmente construídas para o carro. Outros modais não são considerados, assim como os pedestres. Por isso essa convivência é importante para que os motoristas adquiram a cultura de dividir o espaço urbano com os demais meios.
Na verdade, as cidades dos carros estão se transformando em cidades de todos.
Pelo Código Brasileiro de Trânsito o ciclista não é obrigado a usar o capacete. O capítulo VI do artigo 105 diz que são equipamentos obrigatórios para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Mas muitos usuários já adotaram o capacete como equipamento obrigatório.










