O leitor que se interessa pelas novas marcas chinesas já reparou que existem dezenas delas. Na verdade, são mais de 80, a maioria focada em novas energias, como é o caso da Bestune, que faz parte do grupo estatal FAW – isso mesmo, você leu “estatal” – conhecido como a segunda das Quatro Gigantes do setor automotivo da China. Feita esta breve apresentação, a Bestune ganhou destaque, na última semana, com a apresentação de seu novo SUV, o Yueyi 07, um híbrido plug-in que promete autonomia de mais de 1.750 quilômetros. A gama Yueyi é focada no segmento de entrada e trata-se, portanto, de um popular chinês. Com 4,74 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,71 m de largura e uma distância entreeixos de 2,77 m.

Comparte com os modelos semelhantes (em tamanho) vendidos no Brasil e veja a disparidade em relação a tecnologia e preço! O Bestune, por exemplo, tem um alcance de 1.500 km, muito acima dos carros a gasolina da mesma categoria. É um híbrido plug-in, e pode rodar entre 150 km (quando equipado com pacote de baterias de 21,2 kWh) e 210 km (com baterias de 30,9 kWh) apenas no modo elétrico. Já a recuperação de 30% a 80% da energia leva, de acordo com o fabricante, apenas 20 minutos – taxa 2C.

Nível 2

Como todo lançamento chinês deste segmento, o Bestune Yueyi 07 oferece sistema semi autônomo de Nível 2 que, basicamente, reúne todos os recursos de assistência comumente disponíveis em modelos bem mais caros – podendo assumir o controle do veículo em poucas situações específicas. O interior não traz ostentação e duas telas, de 8 pol e 12,6 pol, fazem as vezes de quatro de instrumentos e central de comando – o HiCar, da Huawei, é o espalhamento nativo para smartphones, mas o Carlink também permite conexão e acesso a aplicativos da Apple e sistemas Android. O modelo R1 de inteligência artificial (IA) da DeepSeek também é “nativo” do lançamento. Mimos como o sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento (também disponível para quem vai atrás) e ventilação, além da iluminação ambiente com 32 opções de cores, completam a oferta de conteúdo – a suspensão traseira é multi-link e as rodas trazem aro 18.

Como todo “popular”, o novo SUV promete bastante espaço para bagagem, com um porta-malas generoso: são 590 litros de capacidade volumétrica, lembrando com os chineses fazem este cálculo extrapolando o limite que usamos por aqui, e até 1.800 l com os encostos traseiros rebatidos – eu, pessoalmente, estimo que uma medição dentro dos parâmetros brasileiros reduziria esses números em pelo menos 30%, mas, ainda assim, dá para levar muita tralha.