As vendas de carros e comerciais leves na primeira quinzena de novembro registraram queda, depois de um recorde em outubro. Foram vendidas 105,9 mil unidades, uma queda de 3,5 em relação ao mesmo período de outubro e de 10,6% sobre a mesma quinzena de novembro de 2024.

A baixa, claro, refletiu no crescimento no ano. Com 2,16 milhões de licenciamentos até aqui, o aumento em relação ao ano passado é de apenas 1,9%, bem abaixo do projetado pela Fenabrave, a associação das concessionárias, que é de 3% (e no início do ano a projeção era de crescimento de 4%).

Mas, na verdade, a queda não representa uma retração nas vendas, pois foram apenas dez dias úteis e a média diária acima de dez mil unidades, o que dá esperança de recuperação na segunda quinzena. Foram vendidos 10.590 carros por dia, o segundo melhor desempenho no ano.

“O dia útil está trabalhando mais que em outubro, mas ainda longe do patamar de 2024, reforçando um mercado que segue se defendendo, mas via mix e canais do que via expansão real de demanda”, disse Murilo Briganti, da Brigth Consulting.

O registro negativo é a queda brusca das vendas da Toyota, que perdeu mais da metade da sua participação no mercado, caindo de 6,7% para 3,6% (-3,1 pontos percentuais).

O ranking por marcas não teve grandes mudanças. Veja as cinco primeiras:

FIAT – 20,7%

VW – 16,7%

GM – 13,1%

HYUNDAI – 9,8%

RENAULT – 5,7%

Já o ranking por modelo teve alterações entre os primeiros:

Strada (manteve)

Onix (cresceu)

Tera (caiu)

Creta

HB20

T-Cross

Argo

Mobi

Polo

Os eletrificados somaram 10.303 unidades na 1ª quinzena de novembro, contra 11.749 na 1ª quinzena de outubro e 6.812 na mesma quinzena de 2024, com 9,7% de participação.