Projetos no Brasil estão alinhados às políticas globais da empresa
A ZF alcançou uma meta importante em relação aos objetivos da empresa na sua política global de saúde, segurança e meio ambiente. A fábrica de Limeira, no interior paulista (uma das oito unidades da empresa no Brasil), conquistou a marca aterro zero, ou seja: conseguiu o reaproveitamento total dos resíduos da produção de sistemas para veículos de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. O aterro zero tem como objetivo eliminar os aterros sanitários.
Os resíduos são borras de tinta, materiais contaminados com óleos e graxas, além de embalagens de isopor e borracha e madeiras (que também podem ser reaproveitadas). Plásticos, papelão e metais são reciclados metálica e resíduos contaminantes passam por descontaminação antes de serem destinados à reciclagem. Os resíduos orgânicos são encaminhados para compostagem.
“Ter a marca de zero resíduos destinados a aterros sanitários mostra o empenho da empresa em tornar suas operações cada vez mais sustentáveis”, comemora o gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, Celso Guerra. “Isso é resultado de um amplo trabalho de conscientização ambiental e de incentivo aos funcionários, começando pela coleta seletiva. Ao adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a empresa para separar corretamente o lixo, estamos contribuindo para esse avanço”.
Os projetos da operação no Brasil são desenvolvidos em alinhamento com as políticas ambientais do Grupo ZF global e definidos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e de outros pactos globais.