Avaliação: bonito e eficiente, carro da Subaru transita do hatch médio ao utilitário esportivo
Encontrar um Subaru nas ruas é uma tarefa difícil, quando falamos do hatch médio XV Crosstrek, é uma raridade. Com dois anos no mercado, o volume de venda do carro ainda é insignificante, situação que deve ser revertida com a nova gestão da empresa, que fez investimentos na estrutura e na rede de revendedores.
O XV Crosstrek pode ser um produto importante na nova fase da Subaru: mesmo sem ter um desenho diferenciado, ele é notado por onde passa. Mas, difícil é enquadrá-lo numa das categorias tradicionais: com pneus largos, aro 17, distância do solo de 220mm e um visual provocador, ele é um misto de hatch médio com utilitário esportivo.
É uma opção para quem busca um carro mais alto e robusto, mas sem o apelo fora de estrada dos utilitários esportivos.
O motor, um 2.0 boxer de alumínio, não chega a empolgar, talvez pelo peso do carro – 1.415 quilos -, mas também não decepciona. Atende bem às necessidades do motorista que busca um meio de transporte e não um carro para sair acelerando. Bom na cidade, com torque eficiente em baixa velocidade, é melhor ainda na estrada, com seu câmbio CVT contribuindo para o equilíbrio do conjunto, que oferece uma direção tranquila. Acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h.
O espaço interno é caprichoso, tem conforto para o motorista e passageiros e muitos espacinhos para colocar as coisas que a gente leva na viagem: celular e carregador, bloquinho com caneta, garrafinha de água e outras tranqueiras.
O desenho do carro é limpo, com um visual lateral de um hatch emocionante; a frente tem uma grade cromada, faróis grandes e pára-choques com farol de milha, conjunto que deixa o carro com um aspecto corajoso, sem ser muito agressivo.
Completam o visual as bonitas rodas aro 17 com desenho exclusivo e acabamento em preto e prata. A traseira é simples, com as lanternas posicionadas nos extremos, avançando na lateral do veículo.
O Subaru XV Crosstrek vem de série com tração integral, computador de bordo, ar-condicionado digital, faróis com lâmpadas de xenônio, câmera de ré, teto-solar elétrico, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve, volante multifuncional, sistema de som com entrada para Ipod e Usb, entre outros. Todos esses equipamentos, combinados com a política de posicionamento que a Subaru preparou para o modelo, o preço foge um pouco do bom comportamento: o carro custa R$ 95 mil, caro em relação a outros modelos que têm a mesma proposta. Se fosse mais bem posicionado em relação ao preço, com certeza o XV Crosstrek faria sucesso de vendas.
Crescimento
A Subaru, do Grupo Caoa, iniciou uma reestruturação no ano passado, sob o comando de Flavio Padovan. Os resultados vieram já no balanço do ano, com a marca crescendo 53% em relação a 2013 (1.126 unidades vendidas).
O destaque foi o utilitário esportivo Forester, que vendeu 900 unidades, volume 167% maior que o de 2013.
A montadora vai ampliar a rede de concessionárias e promete investimentos em marketing e em produtos.