Veículo da Eve Air Mobility entra em operação em 2026 em São Paulo e no Rio

Em três anos, os carros voadores da empresa Eve Air Mobility estarão cortando os céus de cidades brasileiras. Os últimos testes do Evtlos foram realizados com sucesso em laboratórios e os “carros” estão prontos para iniciar os testes reais.

A Eve é fabricante de aeronaves elétricas subsidiária da Embraer e o carro voador tem o sistema de decolagem e pouso vertical, o que permite a sua operação em pequenos espaços, sem a necessidade de uma pista.

Segundo o fabricante, a expectativa é de que na época do lançamento, os preços sejam menores, mas hoje calcula-se que o custo de uma viagem de 15 minutos seria entre R$ 250 e R$ 500,00.

Será um voo autônomo, sem a necessidade de piloto, pois o tráfego aéreo será totalmente controlado por um sistema exclusivo para o Evtlos, que suporta uma operação simultânea de até 200 no Rio de Janeiro e até 300 em São Paulo.

A preço estimado é o mesmo que se gasta hoje para um trajeto semelhante de táxi, com a vantagem, no caso do carro voador, que o percurso é feito em quinze minutos, enquanto com o táxi o passageiro vai gastar duas ou três horas no trânsito.