Variação é de apenas 0,1% em relação a maio; Renault é a quarta mais vendida
Foram apenas 195.095 unidades vendidas em junho, o mês da Copa do Mundo na Rússia, onde 72 mil potenciais consumidores de carros estão assistindo os jogos e portanto adiando a compra para julho ou agosto.
Isso é o que espera o setor, ou seja, uma melhora nos próximos meses, uma vez que as vendas vinham crescendo. De qualquer forma, o desempenho no ano está garantindo um crescimento acima da meta traçada pelos fabricantes. Foram vendidos no primeiro semestre do ano 1.127.310 carros e comerciais leves, aumento de 13,7% sobre o mesmo período do ano passado.
O aumento em relação a maio (194.921) foi de apenas 0,1% e de 3,1% em relação a junho do ano passado, quando foram comercializadas 189.227 unidades.
No ranking por marca, a GM continua na liderança, com 32.420 unidades vendidas, mas as duas principais concorrentes, Volkswagen e Fiat, diminuíram a distância da líder. A Fiat, que na quinzena estava na segunda posição, fechou o mês em terceiro lugar, com 27.435 unidades, enquanto a Volkswagen, segunda vendeu 28.965.
A marca italiana apresentou uma boa recuperação em junho, registrando a maior participação no mercado neste ano, com 14,1%, ficando a apenas 0,8 ponto percentual da Volkswagen (14,9%).
Segundo o novo presidente da FCA no Brasil, Antonio Filosa, o crescimento da Fiat é consequência das ações desenvolvidas pela empresa para aumentar a presença da marca no mercado:
“Atuamos com agressividade comercial, com maior integração com a rede de revendas e criamos novas formulações de financiamento”, disse o dirigente, garantindo que essa agressividade vai continuar nos próximos meses.
A Fiat colocou três carros entre os dez mais vendidos em junho: Argo, Strada e Toro
A Renault passou a barreira dos 10% e ficou na quarta posição, com 27.435 unidades vendidas, superando a Ford (18.744) e a Hyundai (15.537), com dois modelos – Sandero e Kwid – entre os dez mais vendidos em junho.
Ranking por marca
Junho 2018
Class. | Marca | Unidades | Part. % |
1º | GM | 32.420 | 16,6 |
2º | Volkswagen | 28.965 | 14,9 |
3º | Fiat | 27.435 | 14,1 |
4º | Renault | 19.813 | 10,2 |
5º | Ford | 18.744 | 9,6 |
6º | Hyundai | 15.537 | 8 |
7º | Toyota | 14.202 | 7,3 |
8º | Honda | 9.420 | 4,8 |
9º | Jeep | 8.738 | 4,5 |
10º | Nissan | 7.140 | 3,7 |
11º | Peugeot | 1.810 | 0,9 |
12º | Mitsubishi | 1.746 | 0,9 |
13º | Citroën | 1.417 | 0,7 |
14º | Mercedes-Benz | 1.395 | 0,7 |
15º | BMW | 1.028 | 0,5 |
16º | Kia | 858 | 0,4 |
17º | Audi | 767 | 0,4 |
18º | Land Rover | 619 | 0,3 |
19º | Volvo | 537 | 0,3 |
20º | Chery | 490 | 0,3 |
21º | JAC | 388 | 0,2 |
22º | Suzuki | 363 | 0,2 |
23º | Iveco | 169 | 0,1 |
24º | Jaguar | 155 | 0,1 |
25º | Lifan | 146 | 0,1 |
26º | Porsche | 132 | 0,1 |
27º | Troler | 115 | 0,1 |
28º | Míni | 107 | 0,1 |
29º | Subaru | 106 | 0,1 |
30º | RAM | 79 | 0 |