Mês curto, abril tem queda de 17,1% sobre março, mas a melhor venda diária do ano
A queda de vendas de carros e comerciais leves em abril (-17,1% em relação a março e -3,3% em relação a abril do ano passado) não reflete a dinâmica do mercado. Foram comercializadas apenas 152.370 unidades no mês, mas as vendas diárias foram as melhores do ano e a terceira melhor dos últimos 16 meses, com 8.465 carros, aumento de 5,9% em relação a março.
Ocorre que abril foi excepcionalmente um mês curto, com apenas 18 dias úteis, por causa dos feriados da Sexta-feira Santa e de Tiradentes (mesmo número de dias de fevereiro), o que prejudicou o balanço mensal. A indústria foi prejudicada também pela greve geral: Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota tiveram a produção paralisada na sexta-feira.
Nos últimos 16 meses, apenas em novembro (8.679 unidades) e dezembro (9.048) do ano passado as vendas diárias foram melhores.
Pode ser um sinal da desejada recuperação. Tanto que, no acumulado do ano, a queda permanece pequena: era de 1,1% no trimestre e agora é de 1,7%: foram vendidos 612,2 mil carros nos quatro primeiros meses deste ano, contra 622.620 no mesmo período do ano passado.
O ranking dá folgada liderança para a GM, que tem 17,5% das vendas, mas fica embolado na segunda e na terceira posições:
Com 230 carros a mais que a Fiat, a Volkswagen fechou abril em segundo lugar, com 12,3% (18.804 unidades), enquanto a italiana ficou com 12,2% (18.589), perdendo a posição que vinha mantendo nos últimos meses. Apesar disso, a Fiat comemora a entrada do Mobi na lista dos dez mais: o carro vendeu 3.642 unidades no mês (veja ranking por modelo) e ficou em nono lugar.
Três marcas brigam pela quarta posição no ranking, com pequena vantagem para a Hyundai, que fechou o mês com 9,8% e 14.998 carros vendidos. A Toyota, em quinto, vendeu 14.495 (9,5%), mesmo percentual da Ford, com 14.490 unidades.
Renault, Honda, Jeep e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas.
Veja o ranking das 30 mais vendidas no mês.
Ranking por marca | |||
Abr/17 | |||
Class. | Marca | Unidades | Part. % |
1º | GM | 26.708 | 17,5 |
2º | Volkswagen | 18.804 | 12,3 |
3º | Fiat | 18.589 | 12,2 |
4º | Hyundai | 14.998 | 9,8 |
5º | Toyota | 14.495 | 9,5 |
6º | Ford | 14.490 | 9,5 |
7º | Renault | 11.901 | 7,8 |
8º | Honda | 10.834 | 7,1 |
9º | Jeep | 6.764 | 4,4 |
10º | Nissan | 4.242 | 2,8 |
11º | Peugeot | 1.868 | 1,2 |
12º | Citroën | 1.679 | 1,1 |
13º | Mitsubishi | 1.512 | 1 |
14º | Mercedez-Benz | 1.022 | 0,7 |
15º | Audi | 777 | 0,5 |
16º | BMW | 626 | 0,4 |
17º | Kia | 608 | 0,4 |
18º | Land Rover | 493 | 0,3 |
19º | Suzuki | 329 | 0,2 |
20º | Jac | 309 | 0,2 |
21º | Volvo | 259 | 0,2 |
22º | Lifan | 162 | 0,1 |
23º | Iveco | 146 | 0,1 |
24º | Chery | 126 | 0,1 |
25º | Troler | 114 | 0,1 |
26º | Subaru | 103 | 0,1 |
27º | Jaguar | 98 | 0,1 |
28º | Míni | 72 | 0,1 |
29º | Porsche | 63 | 0 |
30º | Lexus | 47 | 0 |