Com 2.172.448 carros vendidos, setor tem alta de 9,4%, a primeira desde 2013
Considerando que desde 2013 as vendas vinham caindo de forma abrupta e considerando que as estimativas dos fabricantes para 2017 eram de meros 4%, o resultado do mercado automobilístico em 2017 pode ser comemorado, mas os números estão ainda muito distantes dos recordes históricos do setor.
Dados provisórios revelados com exclusividade pela equipe da Agência AutoInforme (algumas concessionárias vão trabalhar neste sábado, 30, por isso poderá haver acréscimos de alguns licenciamentos) revelam um crescimento de 9,4% nas vendas de carros e comerciais leves, com um total de 2.172.448 licenciamentos: em 2016 foram licenciados 1.986.526. Em 2012, no melhor momento do setor, foram vendidas 3.635.518 unidades.
Mas a expectativa de um crescimento acima da média no último mês do ano, como é recorrente nesse mercado, não ocorreu este ano. Com 204.703 unidades, dezembro foi melhor (+2,9%) do que dezembro do ano passado e melhor (+3,8%) do que novembro, mas perdeu em vendas diárias, que é o melhor indicativo de como está o mercado: foram vendidos apenas 10.235 carros pro dia em dezembro contra 10.380 em novembro.
Confirmando a supremacia que manteve durante todo o ano, a GM fechou 2017 na liderança do mercado e com uma larga vantagem em relação aos concorrentes. A marca, que teve também o carro mais vendido no Brasil, vendeu 394.118 unidades em 2017, o que representou 18,1% de participação. (veja a lista dos 100 modelos mais vendidos em 2017)
Fiat e Volkswagen, seus principais rivais, ficaram na segunda e na terceira colocação, mas bem distantes: a Fiat teve 291.349 unidades vendidas, ficando com 13,4% e a Volkswagen 272.079 (12,5%).
Marcas mais vendidas em 2017