Lançado nesta quinta-feira, carro chega dia 25 nas concessionárias.

O nome é antigo, mas o carro é novo, nada a ver com o sedã Corolla de tanta tradição na história da Toyota e da indústria automobilística mundial. O sedã permanece firme e forte. A grande novidade é o Corolla Cross, um utilitário esportivo que segue a essência do sedã e coloca pressão no segmento que mais cresce no Brasil e no mundo.

A montadora apresentou o seu SUV nesta quinta-feira (11/03/21), resultado de um investimento de R$ 1 bilhão na nova linha de montagem na fabrica de Sorocaba. O carro é montado sobre a plataforma GA-C, a mesma do sedã, que é produzido em Indaiatuba.

Assim como o sedã, o Corolla Cross terá uma versão a combustão e outra híbrida. Nós aceleramos as duas na pista da fábrica em Sorocaba, num rápido e muito controlado teste-drive por causa dos protocolos em relação à pandemia do coronavírus. O Cross – com motor 2.0 a combustão tem um ótimo comportamento dinâmico, embora tenha as dimensões maiores que o principal concorrente, é um carro bem ajustado, reúne as características de um SUV, como boa posição de dirigir, e ao mesmo tempo o conforto e o comportamento do sedã.

A troca da suspensão traseira, de multilink por eixo de torção -medida feita para reduzir o peso – não alterou o comportamento nas curvas, ele manteve a estabilidade. Tem muita estabilidade e o câmbio conversa muito bem com o motor.

O sistema multimídia melhorou bastante, mas o carro merecia um freio de mão eletrônico e não o de pedal, que deve ser acionado com o pé e fica ao lado do pedal de freio.

Já a versão híbrida é aquele negócio: voltada para economia e sem preocupação com o desempenho, não se compara com o 2.0 a combustão. É bem mais lenta.

A Toyota tem uma meta de vendas conservadora e pretende vender no mercado brasileiro cerca de 2.500 unidades /mês. Conservadora se formos levar em consideração que o Jeep Compass, líder de vendas no segmento, vende pouco mais de quatro mil unidades/mês.

O índice de nacionalização para o Corolla Cross é de 50% para versão hibrida e 60% a combustão.

O Corolla Cross deve ter um índice alto de canibalização nas vendas do junto ao Corolla sedã, por se tratar praticamente do mesmo carro, para uma público conservador, que tem um apelo forte como o nome e a marca. Além disso, os preços são próximos de uma modelo para outro.

O Corolla Cross chega para aumentar a família de SUVs da marca, se juntando ao RAV-4 e ao SW4 e estará nas concessionárias a partir do dia 25 de março com preços a partir de R$ 139.990,00 e vai até R$ 183.980,00.

O desenho do carro é robusto; na dianteira o destaque são os faróis e a grade no formato de colmeia, trazendo sofisticação ao modelo. O para-choque possui grandes vincos e todas as versões contam com luzes diurnas.

Na lateral, a linha de cintura é formada por vincos que percorre o carro da frente até a traseira. Destaque para o acabamento de plástico preto em toda lateral, inclusive envolvendo as rodas, deixando o modelo ainda mais requintado e moderno.

Na traseira, os para-lamas seguem tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, ligando as linhas do veículo desde a lateral. Destaques para a parte central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro.

Na briga com seu principal concorrente, o Jeep Compass, o Corolla Cross se destaca com muito espaço graças as suas medidas: são 1.620mm (altura); 4.460mm (comprimento); 1.825mm (largura) e 2.640mm (entre-eixo). Destaque para o porta malas de 440lts contra 410lts do modelo da Jeep.

Chega em quatro versões e duas motorizações.

Com motor 2.0 Dynamic chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.

– 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC flex, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm

– O sistema híbrido combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.

Segundo o Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.

Para comemorar a chegada, o Corolla Cross terá uma edição de lançamento chamada de Special Edition baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.

Ele conta com uma farta lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança.

Desde a versão de entrada XR o carro conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave, sistema de partida por botão, limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático de duas zonas e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, no entanto, vem com ainda mais equipamentos, como carregador por indução para celular e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

No quesito segurança, desde a versão de entrada XR, o SUV vem de série com: de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle de estabilidade, controle de tração, sistema de assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de ponto cego com luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros, alerta de tráfego traseiro, que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão.

Além dessas tecnologias de segurança passiva, o Corolla tem como opcional o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. Ainda neste pacote: sistema de pré-colisão frontal; sistema de assistência de permanência de faixa, com função de alerta de mudança de faixa; faróis altos automáticos, sistema que detecta os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade e controle de cruzeiro adaptativo, o sistema usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

A montadora dá cinco anos de garantia e s híbrida tem garantia de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

 

Lista de preços do Corolla Cross: