Novo Uno 2017 frent
Há um bom tempo que eu não andava no Uno. Já foi um carro do meu dia a dia. Tive uma versão antiga, que lembrava uma bota ortopédica. Era o “botinha”, pela semelhança e características: um carro forte, robusto, que você veste, vai pra qualquer lugar, fácil de andar,  de parar, enfim, um carro que encaixa certinho no pé!

Pois o novo Uno continua igual. A botinha ficou mais moderna e continua deliciosa de andar. Rodei nesse fim de ano com a versão de entrada, a Attractive, que tem motor 1.0 de 3 cilindros. E olha que o bichinho puxa, viu. Com álcool chega a 77 cavalos e na estrada tive várias vezes que controlar o acelerador pra não ultrapassar o limite: o Uno tem até velocímetro digital, que te deixa mais ligado na velocidade.

Aliás, parece até carro de luxo de tantos acessórios. Volante multifunção, sistema de áudio integrado, ar-condicionado de primeira, bancos confortáveis com acabamento de bom gosto, cinto de segurança de 3 pontos preso ao teto pro passageiro que viaja no centro do banco de trás, encosto de cabeça retrátil pra todo mundo, vidros elétricos, descansa pé pro motorista, entradas pra conectar e carregar aparelhos eletrônicos e por vai. Essa versão que eu andei, a top de linha da Attractive, tem até chave canivete….daquelas que você aperta um botão e pula a chave. Coisa chique, pra fazer bonito em cima da mesa no bar…

novo uno 2017 motor

Tudo bem, tá certo que hoje quase todos os carros estão assim, cheios de equipamentos. A concorrência é grande, o cliente sumiu e vale tudo pra conquistar o consumidor.  Mas poxa…esse Uninho aí tá coisa fina.

O melhor do carro, entretanto, é o fato de continuar sendo o Uno, um carro de excelente dirigibilidade, sobretudo na cidade. É leve, pequeno, ágil, facinho de manobrar e de estacionar. Em São Paulo, por exemplo, com esse trânsito infernal, encaixa como uma luva….quer dizer…como uma bota!Novo Uno 2017 lateral

Outra coisa que chama a atenção é a robustez. O Uno sempre foi um tratorzinho. E segue igual. A suspensão firme, porém macia de rodar, confortável, absorve bem os buracos, lombadas e valetas das cidades. Um ponto muito importante.

E olha que pra quem acha que o Uno é pequeno basta entrar no carro pra se surpreender. O espaço interno é agradável, mesmo rodando com 5 adultos. Todo mundo vai de boa, confortável. Difícil é acomodar tudo no porta-malas. Aí complica. O bagageiro é até alto, mas é pequeno mesmo, cabe pouca coisa.  São apenas 272 litros.

Novo Uno 2017 tras

Em relação ao consumo, a Fiat divulga 13,7Km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Não cheguei a medir com precisão, rodei ora com álcool ora com gasolina. Mas ficou bem próximo disso. É um carro econômico, daqueles que você enche o tanque e roda bem…se livra do posto por uma semana! Só não gostei da indicação de reserva. O indicador cai muito rápido, de uma hora pra outra, não é progressivo. Aconteceu várias vezes.

Deu pra matar as saudades. O Uninho continua o mesmo, manteve a tradição, e ficou ainda melhor, que bom. Difícil pra muita gente tá sendo arrumar mais de R$ 40 mil pra levar o carro pra casa.  E a versão avaliada vai pra mais de R$ 45 mil. É muita grana prum Uno 1.0. Mas o preço é esse mesmo, não tem pra onde correr.

Prós:

O Uno segue como um dos carros ideais pra grandes centros urbanos:  pequeno, confortável, leve, ágil, fácil de manobrar, de estacionar  e econômico. Ideal pra cidades com muito trânsito e cheias de buracos, lombadas e valetas, já que também é um carro robusto.

Contras:

Preço Salgado e bagageiro pequeno, não muito aconselhável pra família que precisa de mais espaço na hora de pegar a estrada.

 

Diego Castellari