Colocamos o Renegade 2022 na terra, na lama, no mato e na ribanceira. Aprovado.
A Jeep posiciona o Renegade de forma incisiva no aspecto aventureiro, para encantar o consumidor que gosta de uma direção agressiva, busca aventuras fora de estrada e não apenas numa estradinha de terra, mas enfrentando trilhas fechadas, buraqueira, lugares inóspitos. E depois de uma boa lavada para tirar o barro do carro todo, um passeio bem comportado com um carro sofisticado e confortável.
Essa foi a receita para a criação do Renegade 2022 e que a montadora chama de “evolução” do seu líder de vendas. As mudanças são muitas e efetivas. O motor é o T270 Turbo flex, o mesmo usado do Compass e no Commander, que são carros maiores. Assim, os 185 cavalos de potência impõem um desempenho eficiente, além de oferecer baixas emissões.
O carro ganhou aumento da altura do solo, maior poder de submersão e melhores ângulos de entrada e saída, características que ampliam sua eficiência fora de estrada, conforme pudemos comprovar num test-drive na pista da montadora em Curvelo, no cerrado mineiro, onde avaliamos o novo SUV em obstáculos como pistas de pedras, trilhas estreitas na mata, subidas íngremes e descidas a 45 graus de inclinação (nesse caso usando o sistema de controle de descida), valas e “caixa de ovos”.
A versão diesel foi eliminada, por isso o Renegade flex tem versão 4X4. Serão apenas versões flex, com opção 4X2 e 4X4. No teste feito em Curvelo o 4 x 2 foi usado na maior parte do trajeto, sendo que a tração total foi acionada somente em situações mais difíceis. Em com seis airbags e freio de emergência de série em todas as versões.
O Renegade foi o primeiro modelo da marca Jeep no Brasil nessa nova geração e é o mais vendido, sendo também líder do segmento de SUVs com 22,6% de participação.
A importância da operação brasileira é muito grande, sendo o segundo maior mercado mundial da marca, perdendo apenas para os Estados Unidos. Importante salientar que o segmento de SUV teve um crescimento exponencial nos últimos anos, com o Renegade sempre se mantendo no alto do ranking. Em 2015 havia no Brasil apenas cinco concorrentes;hoje são 13. Além, disso, o Renegade é o terceiro carro mais vendidos no Brasil considerando todos os modelos de carro de passeio.