Especialistas comentam sobre a importância de se reverter o atual
Tá certo a gente, que trabalha com carro, comemorar o Dia Mundial Sem Carro?
A data foi decretada, 22 de setembro, não com o objetivo de execrar o automóvel, de amaldiçoar a mobilidade automotora, Mas sim para que possamos refletir sobre o uso do automóvel na sociedade e pensar alternativas mais viáveis do ponto de vista ambiental e de impacto no dia a dia das pessoas.
A poluição e o stresse no trânsito provocados pelos veículos automotores é uma realidade. Não se pode fechar os olhos para esses problemas.
A sociedade já vem apresentado soluções: os motores a combustão estrão cada vez mais modernos e menos poluentes. Outras alternativas de energia crescem no Brasil e no mundo, como o carro elétrico, o hibrido, o carro a hidrogênio. E mesmo a propriedade do carro está sendo revista, com muita gente abrindo mão do carro próprio em troca do uso de carro por aplicativo, o transporte público e o carro por assinatura.
E ainda o uso de veículos de propulsão humana, como a bicicleta, modal que teve um crescimento expressivo nos últimos anos, com a adoção de faixas exclusivas de tráfego em muitas cidades.
Enfim, o Dia Sem Carro é importante para que cobremos das autoridades a busca de alternativas mais adequadas e menos poluentes no transporte público, para tornar a vida de quem vive nas cidades menos traumática, mais saudável e mais amigável.