Van da Ford tem autonomia de 317 quilômetros e carrega 80% em 34 minutos. Preço passa do meio milhão
O programa piloto que a Ford fez com a Transit elétrica junto a empresas de entregas e e-commerce deu um resultado fabuloso mesmo antes do lançamento da van.
O programa envolveu 60 mil quilômetros de rodagem nas mais diversas situações, mas privilegiando o foco do veículo, isto é, o uso urbano. Pois uma das empresas já fechou um negócio milionário com a Ford: a compra de 300 unidades da E-Transit, ao custo total em torno dos R$ 150 milhões.
A E-Transit, apresentada na semana passada à imprensa, tem preço de tabela de R$ 542 mil na versão Furgão e na versão Chassi de 3,5 toneladas, e R$ 562 mil na versão Chassi de 4,3 toneladas.
A Transit tem tecnologia elétrica pura, com potência de 198 kw, o que equivale a 269 cavalos e torque instantâneo, isto é: pisou no acelerador, o carro arranca forte, oferecendo toda a potência (torque de 420Nm). O veículo conta com uma autonomia de 317 quilômetros e pode ser carregada em 80% da capacidade em apenas 34 minutos em carregador de corrente contínua. Em corrente alternada a bateria leva oito horas para ser carregada.
A bateria pesa 450 kg, é vedada contra intempéries e alagamentos e tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros.
A Ford aposta nesse mercado que está em franco crescimento e que, segundo a montadora, deve continuar crescendo, pois a avaliação é de que ao sistema de entrega e delivery veio pra ficar. Inicialmente o foco das vendas é para grande expressas de entrega e governo, que buscam menor volume de emissões e redução de custos operacionais. Mas o investimento é pesado: o preço da Transit elétrica é quase o dobro de na versão a combustão. A Ford garante que o custo de operação é 40% menor em relação ao modelo a combustão.
A expectativa é de que somente a longo prazo, com a tecnologia consolidada, é que o veículo pode conquistar entregadoras de menor porte e o consumidor final
A versão Furgão tem cinco configurações: Baú, Carga seca. Plataforma, Furgão e Minibus e pode ser adaptada para inúmeros usos, como entrega de mercadorias, ambulância, transporte escolar etc.
Num breve test-drive pelas ruas de São Paulo, a E-Transit revelou uma direção precisa, ótimo sistema de suspensão e um dirigir macio, com uma cabine confortável e um bom acabamento. Como em todo carro elétrico, o destaque é o silêncio na operação e, mais ainda, a boa sensação de não estar emitindo poluentes, aspectos que proporcionam um ambiente de tranquilidade.
Também característica da tecnologia elétrica, a Transit proporciona um torque instantâneo, arrancadas excepcionais, assim como as retomadas de velocidade eficazes, isso intercalado com uma aceleração suave e prazerosa.
A Transit elétrica tem três modos de condução: normal, econômico e escorregadio. O motorista pode programar o carreamento da bateria de forma que utilize apenas os horários quando a energia é mais barata, como na madrugada. Outro sistema inteligente é o que aciona o ar-condicionado antes do motorista sair com o carro da garagem, quando ainda está carregando. Isso garante que, ao iniciar a operação, o motorista tenha toda a capacidade da bateria ao seu dispor.
A E-Transit pode ser conduzida por motorista com CNH da categoria B.