A Toyota encerrou os nove primeiros meses do ano como líder do mercado mundial, vencendo a briga com a Volkswagen e a GM, seus dois principais concorrentes. O sedã Corolla é o carro da marca mais vendido do mundo, com 869,5 mil unidades até setembro.
Mas os três grupos venderam este ano um volume menor do que nos nove primeiros meses do ano passado.
A Toyota vendeu no período 7,49 milhões de unidades, queda de 1,5%, sendo a maior parte (5,85 milhões), fora do Japão.
A Volkswagen vendeu apenas 50 mil carros a menos que a japonesa: foram 7,54 milhões de unidades e também perdeu 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na terceira posição, um pouco mais distante, a GM comercializou no mundo 7,15 milhões de veículos nos três primeiros trimestres, ou 1,3% a menos que no período janeiro-setembro de 2014.
O escândalo da Volkswagen, que fraudou as emissões dos motores diesel, deverá impedir que a empresa alcance o seu intento de tronar-se em 2015 a líder mundial de vendas de veículos.