Valorização do custo de propriedade e o bom atendimento são os alicerces da empresa para a fidelização do cliente
Considerando o preço (começa com R$ 63.990,00) e os equipamentos (veja adiante), o Yaris chega pra enfrentar com competência os concorrentes, tanto com a versão hatch quanto com a sedã.
O XL manual e XL CVT (motores 1.3 e 1.5) contam com controle de velocidade cruzeiro, de estabilidade, de tração e de arrancada em subida, além de itens mais comuns na categoria, como isofix, ar-condicionado, computador de bordo, comandos de som no volante. A versão sedã XL Plus com motor 1.5 e câmbio CVT tem ainda sistema multimídia com tela touch, ar-condicionado digital e sistema start-stop.
Além de oferecer um produto bem equipado e bem posicionado no mercado, a Toyota aposta no atendimento pós venda para fidelizar clientes. A empresa oferece ao comprador garantia de três anos e garantia de acessórios comprados na rede de concessionárias, também pelo período de três anos; garantias estendidas ao eventual segundo dono, caso o carro seja transferido antes desse período.
Miguel Fonseca, vice-presidente executivo de vendas e pós venda da montadora, destacou a atenção dada ao chamado mercado secundário:
“A Toyota sempre valorizou o custo de propriedade do veículo, atuando em duas linhas principais: o controle das vendas diretas e a não oferta de pacotes de equipamentos”.
O dirigente explicou que as vendas diretas prejudicam muito o consumidor, porque são feitas com descontos especiais e acabam detonando o preço do carro no mercado de usados: o cliente que paga o preço cheio vê o seu carro muito depreciado na hora da revenda, depois de dois ou três anos.
Já os equipamentos vendidos por fora (do preço de tabela) acabam depreciando o valor do carro, uma vez que o mercado de usados não reconhece o valor dos opcionais, isto é: os opcionais não são considerados na composição do preço do usado.
“Essas duas posturas protegem o nosso cliente da depreciação do bem, o que leva os carros da Toyota a obter um bom valor de revenda”, definiu.
A proposta de atendimento da Toyota está alicerçada em três aspectos, segundo Ademar Tsotomu Guiotoku, do Centro de Treinamento de Rede: melhor experiência de compra, melhor experiência de posse e melhor experiência de recompra. Em todas elas, o objetivo é superar as expectativas do cliente.
“A venda do carro é apenas a primeira etapa do nosso relacionamento com o cliente. A segunda etapa é o atendimento pós venda, onde criamos um relacionamento direto, respeitando o cliente, com agendamento correto, diagnóstico correto, entrega do carro na data e hora prometida”.
Depois de três anos, na hora da troca, chega o momento que, para Ademar, é considerado o mais importante no relacionamento concessionária-cliente:
“É o momento chave; temos que superar de novo a expectativa do cliente. É hora de fidelizá-lo para toda a vida”, define.
O carro usado recebido como parte de pagamento na troca por um zero recebe uma avaliação honesta e transparente.
“O cliente tem que ficar satisfeito com o preço que estamos pagando pelo carro usado. Se pagarmos abaixo das referências do mercado ele tem que saber a razão disso”. Ele explica que a rede segue numa ferramenta desenvolvida no Japão onde cada avaria, por menor que seja, tem uma pontuação e que o preço é depreciado conforme o número total de pontos do carro. Um risco de 10cm na lataria vale 1 ponto; risco de 20cm vale 2, um amassado na posta sem danificar a pintura vale 4, com repintura vale 6, e assim por diante.
“Com isso, você dá uma condição real do carro ao cliente. Tudo é explicado em detalhes”, disse.
A boa aceitação do usado na rede é, segundo Ademar, o fundamento do atendimento da marca; é o que a coloca entre as que obtêm os melhores resultados na valorização do seminovo.
E a assistência não se restringe aos clientes da marca:
“Se o cliente chega com um Honda usado para trocar num Toyota OK ele será recebido com tapete vermelho; o carro dele será avaliado da mesma forma que um Toyota”.
A Toyota conquistou o Selo Maior Valor de Revenda em 2017 em quatro categorias: o Corolla foi o campeão entre os sedãs médios, com depreciação de apenas 9,3% após um ano; a picape Hilux foi a menos depreciada das picapes médias, com 14,2%; o SW4 ganhou na sua categoria com 12,7% e o Prius foi o campeão dos elétricos e híbridos, com desvalorização de apenas 11,3% em um ano. As duas versões do Etios – sedã (10,6%) e hatch (10,5%) – ficaram em segundo lugar em suas categorias.
fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this superb blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this website with my Facebook group. Talk soon!
This site is really a stroll-by way of for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and also you’ll positively uncover it.
It’s the best time to make some plans for the long run and it’s time to
be happy. I’ve read this submit and if I may I want to
suggest you some attention-grabbing things or advice.
Perhaps you could write subsequent articles regarding this article.
I desire to read even more things about it!
Having read this I believed it was very enlightening. I appreciate you taking the time and effort to put this informative article together. I once again find myself personally spending a lot of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile!
You, my friend, ROCK! I found exactly the information I already searched all over the place and just could not locate it. What an ideal website.
I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s both educative and engaging, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. The issue is something which not enough people are speaking intelligently about. I’m very happy I found this during my hunt for something concerning this.
My programmer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses. But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on several websites for about a year and am anxious about switching to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress content into it? Any kind of help would be greatly appreciated!