Com 215.718 unidades vendidas no mercado interno, a Toyota está comemorando um novo recorde de vendas no Brasil e um crescimento de 7,8% em comparação com 2018, um índice ligeiramente acima do crescimento total do mercado de carros e comerciais leves, que foi de 7,6%.

O clima na montadora é de otimismo. O presidente Rafael Chang, que voltou ao Brasil depois de cinco anos na Toyota do Japão, considera que o lançamento do Corolla híbrido flex no final do ano passado foi um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Disse que a procura pelo modelo que usa um motor a combustão flex e um motor elétrico está muito acima do planejado: em vez dos 25% do mix, planejado, são cerca de quatro híbridos para cada dez Corolla vendidos. A fila de espera na concessionária é de dois meses.

Confirmou o investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba para produção de um carro novo este ano e anunciou a expansão do Toyota Mobility Services, serviço que oferece aluguel de veículos ao público por meio de aplicativo.

Rafael Chang que encontrou uma cidade de São Paulo bem diferente daquela que deixou em 2015: “Tô vendo uma cidade mais moderna, mais tecnológica, mais evoluída. Fiquei surpreso”.
O carro da Toyota mais vendido em 2019 foi o Yaris, lançado em junho de 2018 e vem conquistando seu espaço importante no mercado, tendo recebido a certificação Maior Valor de Revenda, como o carro mais valorizado do mercado brasileiro. O Estudo de Depreciação de Veículos mostrou que o Yaris perde apenas 7,1% do seu preço depois de um ano de uso, recorde nacional.

O Yaris vendeu 67 mil unidades no ano, o Corolla 57 mil e a picape Hilux 40 mil.

A presença da marca na América Latina é importante, foram 407 mil unidades comercializadas no ano passado (53% no Brasil), o terceiro melhor ano da empresa na região desde 2012, quando iniciou seu processo de regionalização, embora o resultado tenha sido 7% inferior ao de 2018.

Para Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, a montadora vem construindo um legado de muito esforço e de crescimento sustentável na América Latina; um compromisso de longo prazo na região com foco em produtos atraentes e contribuição com a sociedade.

Masahiro Inoue destacou que o carro será um dos três elementos que vão se destacar no próximo período pela sua reciprocidade na sociedade, ao lado da comunicação e da energia, elaborando o seguinte raciocínio:

Com a internet a pessoa tem acesso à informação e também a dissemina. Com muita gente produzindo a própria energia, com painéis solares, míni usinas etc, haverá não apenas o consumo, mas a troca na rede. E na mobilidade, o carro deixa cada vez mais de ser uma propriedade para se tornar um equipamento de uso.