Na busca pela melhor solução para a redução das emissões de CO2, o carro eletrificado oferece muitas alternativas. São pelo menos quatro as opções de tecnologia, hoje no Brasil, que faz uso da eletricidade para propulsão de veículos automotores: o híbrido leve (MHEV), o híbrido (HEV – pode mover o veículo sozinho, em manobras e velocidade de cruzeiro), o Plug-in (PHEV, que pode ser carregado na tomada e tem motor a combustão) e o elétrico puro.
O híbrido reduz o consumo, mas o motor elétrico só serve como auxiliar. O elétrico puro tem uma autonomia limitada e o Brasil ainda não dispõe de uma boa rede de postos de carregamento, o motorista corre o risco de ficar parado na rua se não fizer um bom planejamento da viagem. Diante disso, a melhor alternativa, neste momento, pode ser o híbrido plug-in, que tem um motor elétrico e um a combustão, trabalhando com as duas tecnologias.
Nós pusemos à prova o Caoa Chery Tiggo 8, um dos plug-ins mais vendidos no Brasil, numa viagem de mil quilômetros pelo interior paulista e pudemos constatar que a tecnologia é uma excelente alternativa para quem quer fazer um uso misto do seu automóvel. Explico: o Tiggo 8 Plug-in tem uma autonomia de 54 quilômetros rodando apenas com eletricidade, graças aos seus dois motores elétricos com carregamento externo e sistema regenerativo de energia, isto é: quando o motorista freia ou reduz a velocidade, a energia que seria desperdiçada retorna para a bateria, recarregando o equipamento.
Assim, é possível rodar no dia a dia na cidade sem a necessidade de usar o motor a combustão, um 1.5 TCI de 147 cavalos de potência. A vantagem é que quando você pega a estrada, uma vez esgotada a energia elétrica armazenada nas baterias, o carro aciona o motor a combustão e aumenta sua autonomia. Uma bateria que é referência tecnológica, com 96 células e capacidade de 19,27 kWh.
O novo Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid conta com o câmbio DHT, a primeira transmissão dedicada a veículos híbridos do mundo, com onze marchas combinadas e uso de inteligência artificial. A seleção do modo de utilização pode ser feita pelo motorista ou de forma automática e o motorista pode usar o câmbio joystick, com mudanças manuais.
O carro tem lanternas traseiras, luzes de freio e brake light em led, luz de posição diurna, setas dinâmicas em led, rodas de liga leve diamantadas aro 18, teto solar panorâmico elétrico, retrovisores externos elétricos, com rebatimento elétrico e aquecimento (antiembaçante), entrada para carregamento elétrico na lateral dianteira esquerda e logomarca traseira alusiva aos veículos híbridos.
O acabamento interno é feito com materiais nobres, costuras e texturas sofisticadas. Os bancos têm sistema de ventilação e de aquecimento, revestidos na cor preta, ajustes elétricos com seis posições e regulagem lombar para o motorista. Para o passageiro da frente, quatro ajustes elétricos.
O console central frontal conta com apoio de braço e porta copos e os bancos traseiros são rebatíveis (60/40), com apoio de braço central e porta-objetos com refrigeração.
Vem com ar-condicionado eletrônico dual zone, carregador de celular wireless, por indução, luz de leitura nas três fileiras de bancos e sistema de som premium Sony com oito alto-falantes.
Na configuração sete lugares, a capacidade do porta-malas é de 193 litros, ampliando para 889 litros quando a última fileira de bancos é rebaixada, configurando para cinco lugares. Baixando as duas fileiras de bancos a capacidade chega a 1930 litros. O porta-malas tem abertura e fechamento elétricos; abertura e fechamento à distância (Keyless) e também por sensor de aproximação.
O motor a gasolina é um 1.5 TCI de 147 cv e 22,4 kgf.m de torque e os dois motores elétricos somam 170 Cv de potência e 34,2 kgf.m de torque. A potência combinada dos três motores chega a 317 cavalos, com um torque combinado de 56,6 kgf.m, o que leva o carro a 100km/h em 7,05 segundos.
A direção é elétrica (EPS) com volante esportivo multifuncional de couro com regulagem de altura e profundidade. Tela integrada painel de instrumentos e multimídia – 24.6″ LCD HD, com painel configurável, computador de bordo, Apple Car Play (por cabo e sem fio)/Android Auto (por cabo), bluetooth, controle do ar condicionado, câmera de ré 360° HD e funções do veículo.
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) com função Auto-hold, que mantém o carro parado no trânsito, sem precisar manter o pé no pedal de freio. Partida e desligamento por botão, sem chave, câmera 360° HD, que permite ver tudo o que está ao redor em 3D, com visão auxiliar de estacionamento, seletor de modo de condução (EV Normal / HEV Normal / HEV Sport), para-brisa frontal com descongelamento/desembaçamento automático e suspensão independente nas quatro rodas, o que garante o equilíbrio entre estabilidade, conforto e segurança.
Falando em segurança, vale destacar que o Tiggo 8 Pro Plug-in tem seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina, freios a disco nas quatro rodas com sistema anti-travamento ABS + distribuição eletrônica da força (EBD) e assistente eletrônico de frenagem (EBA), sistema de monitoramento de pressão e temperatura nos pneus e o sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil.
Mas em relação à segurança, o Tiggo 8 vai muito além. A tecnologia Max Drive do Tiggo 8 Plug-in conta com vários sistemas segurança. Vou citar aqui 12 tecnologias que oferecem aos ocupantes do Tiggo 8 Plug-in uma viagem extremamente segurança:
– Alerta de abertura de portas (DOW), que avisa quando há outros veículos passando nas laterais, para evitar acidentes ao abrir as portas do veículo
– Aassistência de mudança de faixa (LCA), que alerta para a presença de carros na faixa lateral a ser ocupada intencionalmente pelo motorista, no início da mudança de direção
– Monitoramento de ponto cego (BSD), que indica a presença de veículos em pontos das laterais do carro onde o motorista tem dificuldade de ver. O aviso é feito através de alarme luminoso e sonoro
– Assistente de congestionamento (TJA): o carro acelera e freia automaticamente conforme a necessidade, mantendo a distância do carro da frente, em situações de trânsito pesado. É o carro dirigindo sozinho no anda-e-pára dos congestionamentos
– Alerta de distância frontal (FDM): o computador avisa da proximidade excessiva com o veículo da frente, considerando as distâncias adequadas a serem mantidas, dependendo da velocidade
– Alerta de colisão frontal (FCW): o sistema emite um alarme em caso de colisão frontal iminente com outros veículos, acionando também nos freios automaticamente
– Alerta de saída de faixa (LDW): faz a leitura das faixas da pista e ajuda a manter o veículo centralizado na faixa, emitindo um alerta em eventuais desvios por distrações do motorista
– Assistência de permanência em faixa (LKA): faz a leitura das faixas da pista, e mantém o veículo seguindo a faixa da estrada ativamente, virando o volante de forma autônoma
– Alerta de colisão traseira (RCW): emite um alarme em caso de colisão iminente de outro veículo na traseira do seu veículo
– Frenagem automática de emergência para pedestres e ciclistas (AEB): detecta pessoas ou bicicletas em movimento transversal à frente do veículo, acionando os freios automaticamente caso necessário para evitar acidentes
– Alerta de tráfego cruzado traseiro (ATCT): avisa a presença de veículos passando atrás do seu veículo, em sentido perpendicular, durante as manobras de marcha à ré
– Controle inteligente do farol alto (IHC): identifica veículos vindo em sentido contrário e baixa o farol alto para não ofuscar os outros motoristas.
Na comparação com os concorrentes, o Tiggo 8 Plug-in leva grande vantagem em relação a equipamentos. Considerando os modelos da categoria (plug-in ou não) com preços entre R$ 210 mil e R$ 240 mil), os benefícios do Tiggo são enormes: apenas três, dos oito concorrentes, trazem teto solar panorâmico e porta malas com abertura automática. Só dois têm faróis auxiliares para curva, câmera 360, painel integrado com multimídia e assistente de descida e só um conta com monitor de pressão de pneus. Todos esses itens são de série no Tiggo 8 Plug-in, que é também o único com sete lugares e o que tem maior potência e maior torque.
Mesmo comparando com carros de preços superiores, o Tiggo tem vantagens. Apenas dois modelos que custam entre R$ 240 mil (preço do Tiggo 8 Plug-in) e R$ 400 mil oferecem sete lugares e apenas um deles têm maior potência. É um dos poucos que têm banco elétrico de passageiro e alavanca de joystick e assistência de descida e o único com painel e mídia integrados.
Toda essa tecnologia, somada ao bom posicionamento de preço no mercado (custa R$ 239.990,00) o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid se tornou o modelo do segmento mais vendido no Brasil.
Conforme dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), anunciados em outubro do ano passado, o Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid, de sete lugares é o carro híbrido menos poluente do Brasil (22 g/km CO2 fóssil).
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